Sarney receberá presidente da Colômbia em sua primeira visita ao Brasil
O presidente do Senado, José Sarney, receberá, na quarta-feira (1º), a partir das 15h, no Salão Nobre, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. É a primeira visita oficial ao Brasil depois de sua posse, ocorrida em agosto.
Santos foi ministro da Defesa do presidente anterior, Álvaro Uribe, e projetou e executou algumas das operações que conseguiram debilitar a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A libertação de reféns, como a ex-senadora Ingrid Bettancourt, foi uma das iniciativas bem-sucedidas.
A alteração nas barreiras sanitárias do Brasil para a importação de produtos colombianos, que acabaram restringindo o comércio entre os dois países, deve ser um dos temas a ser debatidos no encontro de Santos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A redução do déficit comercial colombiano em relação ao Brasil também deve ser abordada, assim como a crise diplomática entre a Colômbia e a Venezuela,
O fim dos laços diplomáticos e comerciais entre os dois países foi anunciado por Caracas em julho, quando Álvaro Uribe apresentou à Organização dos Estados Americanos (OEA) a denúncia de que o governo venezuelano abrigaria cerca 1.500 guerrilheiros das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em ao menos 87 acampamentos em território venezuelano.
Com a posse de Santos, os ânimos acirrados se acalmaram e as relações entre Hugo Chávez e Colômbia estão retornando à normalidade.
27/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Colômbia visita Sarney nesta quarta-feira
Embaixador da Colômbia visita presidente do Senado
Em visita a Sarney, presidente do BID destaca momento econômico do Brasil
Rabino manifesta a Sarney preocupação com visita do presidente do Irã ao Brasil
Sarney recebe ex-presidente da Colômbia
Sarney receberá presidente da República de Camarões