Sarney registra os 61 anos da Associação Comercial e Industrial do Amapá
O senador José Sarney (PMDB-AP) registrou, em discurso nesta quarta-feira (26), o aniversário de 61 anos da Associação Comercial e Industrial do Amapá. Sarney, que participou das comemorações em Macapá, no início da semana, disse que a entidade "tem prestado relevantes serviços ao estado". Ele salientou que a instituição defende os interesses da classe produtora e atua como um foro permanente de debate dos problemas do Amapá.
Sarney recordou que os navegantes portugueses dos séculos 15 e 16, quando desembarcavam em qualquer parte do mundo, tinham por norma fundar primeiramente três instituições: uma Santa Casa de Misericórdia, uma Câmara de Vereadores e uma Associação Comercial.
- E as associações comerciais têm a função de defender o comércio de uma maneira geral. E por quê? Porque o comércio era a única maneira de promoção do progresso - acrescentou Sarney. Assim, a fundação da entidade, em 24 de julho de 1945, faz parte da tradição portuguesa de formação das cidades brasileiras e de toda a colonização portuguesa pelo mundo.
O senador pelo Amapá aproveitou para informar que foram descobertas recentemente jazidas minerais no estado, que já está exportando ferro. De acordo com o senador, há indícios de jazidas de cromo e urânio, além das já conhecidas jazidas de manganês.
- Quero congratular a Associação Comercial do Amapá e dizer, ao mesmo tempo, que essa data é festejada com a ocorrência das descobertas minerais, que vão transformar o estado num pólo minero-metalúrgico - disse Sarney.
26/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho homenageia Associação Comercial e Industrial de Roraima
Marco Maciel comemora 170 anos da Associação Comercial de Pernambuco
Vieira registra os 60 anos da Associação do MP
Parlamentares do Amapá homenageiam Sarney pelos seus 81 anos
Jucá homenageia Associação Comercial e CRM de Roraima
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SP HOMENAGEA ANTONIO CARLOS