Sarney vai discutir MP da Copa com ministro dos Esportes
O presidente do Senado, José Sarney, considerou positiva a iniciativa da bancada do PMDB de convidar o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir a medida provisória que adota regras específicas para a licitação de obras da Copa das Confederações (2013), da Copa do Mundo (2014), das Olimpíadas e das Paraolimpíadas (2016). A reunião com o ministro acontece às 14h30 desta terça-feira (5), no gabinete da Liderança do PMDB.
A oposição vem questionando o dispositivo, presente na MP, que prevê sigilo dos valores das obras no início do processo licitatório. De acordo com o governo, a finalidade do sigilo é evitar que as empreiteiras combinem preços e tornem as obras mais caras. Na interpretação de Sarney, a MP se aplica apenas a essas obras específicas.
- O projeto é apenas limitativo. Mas estender isso para modificar a Lei de Licitações, eu acho que não. A Lei de Licitações está atendendo bem até agora e significou um grande avanço para a administração pública.
Lembrado por um jornalista que o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), sugeriu que ele devolvesse essa medida provisória ao Poder Executivo, Sarney disse que isso é impossível.
- A faculdade de o presidente devolver medida provisória, isso não existe. Cita-se sempre o fato de o ex-presidente Garibaldi Alves ter devolvido uma MP, mas na realidade ele não devolveu. Ela voltou à Câmara e a tramitação foi normal.
O presidente do Senado foi também indagado sobre as recentes denúncias de irregularidades supostamente cometidas no Ministério dos Transportes. Ele considerou as denúncias graves e afirmou que o ministro Alfredo Nascimento já se colocou à disposição para vir a uma Comissão da Casa dar explicações.
- Ele se dispõe a vir ao Congresso e dar todas as explicações necessárias. E é isso que esperamos. Não se pode, inicialmente, apenas por uma acusação publicada, querer que o ministro seja exonerado. Acho que a presidente Dilma Rousseff tomou as medidas imediatas, que foram muito saneadoras. Em seguida, ela entregou ao ministro a condução da apuração dessas irregularidades todas. Naturalmente que o Congresso vai acompanhar. O ministro vem aqui, se dispôs a se explicar. E essa é nossa função, a de fiscalização - afirmou.
05/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Áudio | Ricardo Teixeira e o ministro dos Esportes devem discutir atraso nas obras da Copa
Ministro do Esporte visita a cidade de Natal para discutir as obras da Copa 2014
Ministro dos Esportes falará sobre orçamento na CE
SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE MINISTRO DOS ESPORTES
Ministro anuncia centros de esportes para cidades de SP
CAS aprova indicação de ex-ministro dos Esportes para Anvisa