Sarney vai propor realização de plebiscito em outubro sobre desarmamento



Após reunião com líderes partidários, o presidente do Senado, José Sarney, informou que apresentará, ainda nesta terça-feira (12), proposta para a realização de um plebiscito nacional a fim de que a população responda à seguinte pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Segundo Sarney, a proposta recebeu apoio dos líderes presentes e será apresentada em forma de projeto de decreto legislativo. De acordo com o senador, se o Congresso aprovar o projeto, nova consulta popular sobre o tema será realizada no primeiro domingo de outubro deste ano.

VEJA MAIS

Sarney explicou ainda que a resposta a esse plebiscito permitirá ou não ao Legislativo modificar o Estatuto do Desarmamento para proibir o comércio de armas.

- Todos os líderes estiveram de acordo em apoiar o projeto que vou apresentar hoje estabelecendo, para o primeiro domingo do mês de outubro, um plebiscito, não um referendo, porque o referendo seria para nós aprovarmos uma coisa que já existe; o plebiscito é para consultar se nós podermos ou não modificar a lei que já existe - explicou.

Para o presidente do Senado, a decisão popular no referendo realizado em 2005, em que mais de 60% da população rejeitou a proibição da venda de armas e munição, foi um erro.

- Acho que foi um erro e a população foi induzida a erro. Estamos verificando que a venda de armas no país de nenhum modo alcançou o que julgavam, que ia garantir a segurança do cidadão. Pelo contrário, torna mais vulnerável porque cada um que tem arma passa a ser objeto de procura dos bandidos - afirmou.

Segundo Sarney, a proposta tramitará em regime de urgência na Casa. Para ser apresentado, o projeto depende de 27 assinaturas, que estão sendo recolhidas. Se for aprovado pelo Senado, o texto ainda será submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.

Votações Temáticas

O presidente da Casa afirmou ainda que, após a Semana Santa, o Senado dará início a semanas temáticas de votação, em que serão votados projetos relativos a um único tema. Saúde é o primeiro tema escolhido, e o segundo, segurança.



12/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney vai propor novo referendo sobre desarmamento

Renan defende proposta de Sarney de um novo plebiscito sobre desarmamento

Para Sarney, plebiscito é melhor forma de mudar Estatuto do Desarmamento

Líderes divergem sobre realização de plebiscito

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado de Carajás

Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado do Tapajós