Saturnino destaca fortalecimento do BNDES como maior feito da vida de Roberto Campos
- Embora não tenha sido criado por ele, o BNDES foi formado por ele. Roberto Campos deu vida à maior agência desenvolvimentista que o Brasil teve durante toda a sua existência - afirmou o senador. Para Saturnino, Roberto Campos foi "uma das expressões mais elevadas" na política, na economia, na diplomacia, na literatura e no pensamento brasileiro como um todo.
O senador afirmou que, "da maturidade para a frente", Campos foi um liberal, porém "em etapas anteriores de sua vida teve um pensamento um pouco diferente, mas coerente na evolução para o pensamento liberal". Saturnino relatou a interferência de Roberto Campos quando, presidente do BNDES, ao determinar que o hoje senador e dois outros colegas, mesmo reprovados na investigação social constante do concurso para ingressar no banco, assumissem seus cargos.
Roberto Saturnino lembrou episódio que indicaria ter sido Roberto campos, um socialista, na juventude. Durante um debate entre os dois na televisão, Campos disse que estavam "em confronto um socialista convicto e um socialista arrependido".
Em aparte, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) afirmou que "a vida de Roberto Campos servirá de exemplo para esta e as futuras gerações". O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) disse que o Brasil ficou mais pobre com a ausência do ex-senador.
10/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Saturnino: fortalecimento da ONU é fundamental para paz duradoura
Roberto Saturnino: transposição é o maior projeto do governo Lula
ROBERTO SATURNINO DESTACA PASSAGEM DO DIA DO JORNALISTA
Roberto Cavalcanti destaca vida e carreira de Octavio Frias
Roberto Cavalcanti destaca projeto que está melhorando a qualidade de vida de famílias assentadas na Paraíba
Lobão destaca seriedade com que Roberto Campos participava dos debates no Congresso