Saturnino diz que Fórum Social Mundial refletiu preocupação com a recessão e a lógica da guerra
Na avaliação do senador pelo Rio de Janeiro, a recessão - ao comprovar a falsidade das promessas de prosperidade alardeadas "pelos arautos do pensamento único" - abrirá um novo ciclo histórico de repúdio ao neoliberalismo. Ele acrescentou que as chagas sociais, as deformações da desigualdade e a exclusão criada servirão como testemunhas contra aquela doutrina político-econômica.
- O mundo vai virar essa página irrazoável e suja do neoliberalismo escrita pelos chefes do mercado financeiro internacional. O Brasil poderia ser dos primeiros a fazê-lo, juntamente com a Índia; o Brasil teria todas as condições para a iniciativa da virada, não fosse a estreiteza dos Malans e Tavares e a fraqueza de Fernando Henrique Cardoso - opinou Roberto Saturnino.
Os mais de 100 representantes de organizações governamentais e não-governamentais e parlamentares de diversos países do mundo que estiveram em Dakar, informou Saturnino, também se posicionaram contra a guerra e sua lógica de destruir e matar o inimigo, onde não há como poupar os não-combatentes se eles estão no território alvejado.
O senador comentou que a guerra contra o Afeganistão não é uma ação de combate ao terrorismo, mas uma vingança que trará como conseqüência o crescimento do ódio e a incitação ao próprio terrorismo. Ele lembrou que a lógica da guerra é a do ódio que gera e multiplica o ódio e não a do amor que faz a paz.
- O Fórum Social Mundial é hoje, também, um clamor contra a guerra, contra o massacre, tanto quanto é um clamor de condenação e disposição de luta contra o terrorismo, ambas formas renovadas da estupidez humana - observou Saturnino.
12/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino destaca resultados do Fórum Social Mundial
Saturnino discorda de Lula sobre Fórum Social Mundial
Lando e Saturnino debatem na TV Senado resultados do Fórum Social Mundial
Assembléia irá participar do Fórum de Prefeitos no Fórum Social Mundial em 2002
Fórum Social Mundial por intei
Senado homenageia Fórum Social Mundial