Saúde adota plano emergencial para conter dengue 4 em Roraima



O Ministério da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que é emergencial conter a proliferação da dengue tipo 4 nos municípios de Boa Vista e Cantá em Roraima e que não é o mesmo critério técnico previsto para municípios de outros estados.


Segundo o ministério, a partir de uma reunião com os prefeitos até o começo de setembro, poderá ser concluída a análise técnica e então será elaborada uma nota contendo a estratégia de prevenção, a necessidade, as localidades e a forma como o fumacê será utilizado para prevenção, além dos casos de surto.


Na avaliação do ministério, “apesar de serem seguros e seguirem os padrões estipulados pela OMS [Organização Mundial da Saúde], os inseticidas sempre causam algum dano, assim o ideal é a prevenção por meio de ações mecânicas contra a formação de criadouros do mosquito”.



O ministério esclareceu que o fumacê não é a melhor medida a ser implantada para a prevenção da dengue, já que a aspersão do veneno é nociva à natureza e ataca apenas os mosquitos adultos, sem combater os ovos e larvas.
 

O borrifo do veneno só é aconselhado em casos emergenciais de surto e epidemia. Além disso, o inseticida pode atuar como um fator de seleção natural e colaborar indevidamente com o mosquito criando resistência na espécie.


De acordo com as diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue, a identificação e eliminação de criadouros domiciliares continuam sendo a prioridade no combate à dengue. O documento foi elaborado em 2009.

Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre combate a dengue no Portal Brasil. 



23/08/2010 20:35


Artigos Relacionados


Portos brasileiros preparam Plano Emergencial de Saúde Pública

CMN adota medida para tentar conter valorização do real

Saúde anuncia plano de contingenciamento para combater dengue no Amazonas

Contratação emergencial para combater dengue no RS é aprovada e gera discussão

Jucá reivindica recuperação emergencial de estradas em Roraima

Metrô ‘adota’ usuários para avaliar resultados do Plano de Expansão