Saúde: Butantan apresenta estrutura molecular de analgésico 600 vezes mais forte que morfina



Seminário será nesta terça-feira, às 9h30, no auditório do Museu Biológico do Instituto

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta terça-feira, 10 de outubro, às 9h30, um seminário para apresentar a estrutura química molecular do analgésico 600 vezes maior que a morfina.

A nova substância vem sendo desenvolvida há dois anos a partir do veneno de cobra cascavel. Obtida pelo Centro de Toxicologia Aplicada do órgão, não causa dependência física, como a morfina, já que age em receptores diferentes, e será mais eficaz do que os analgésicos hoje existentes para dores crônicas.

A idéia, nascida com o fundador do instituto e pioneiro no estudo de serpentes no Brasil, Vital Brazil, pôde ser colocada em prática quando se conseguiu isolar as moléculas do veneno responsáveis pela analgesia.

"A descoberta desta nova substância, extremamente potente e sem poder de dependência, pode modificar de maneira única a utilização de analgésicos em pacientes", informa o diretor do Instituto Butantan, Otávio Mercadante.

O seminário é voltado para pesquisadores internos que atuam no Instituto e será no auditório do Museu Biológico. O Instituto está loc

10/09/2006


Artigos Relacionados


Saúde: Butantan apresenta estrutura molecular de analgésico 600 vezes mais forte que morfina

Saúde alerta: homens são motoristas mais agressivos e morrem 4 vezes mais no trânsito

Saúde: Hospital Regional do Vale do Paraíba atende 3 vezes mais do que o ano passado

Saúde: Hospital Regional do Vale do Paraíba atende três vezes mais

Homens de 20 a 29 anos morrem quatro vezes mais que mulheres da mesma faixa etária, diz Saúde

Saúde apresenta estrutura preparada para Copa de 2014