Saúde cria cartilha para combater micobactéria em clínicas estéticas
Objetivo é disseminar regras de boas práticas para prevenir infecções
As clínicas que realizam procedimentos estéticos no Estado de São Paulo agora contam com um manual que orienta sobre as boas práticas de saúde para a prevenção e controle de infecções. A publicação, desenvolvida por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, será distribuída a essas unidades até o final do ano.
Em São Paulo, assim como no país, é crescente o número de clínicas que incorporaram novas tecnologias para tratamentos estéticos, como implantes mamários e lipoaspiração. Em todo o mundo são descritos surtos ocasionados por micobactérias de crescimento rápido, principalmente decorrentes desses dois procedimentos.
O manual traz orientações como adequação da estrutura físico-funcional (de acordo com a legislação sanitária), normas básicas para a prevenção de infecção, higiene ambiental e desinfecção e esterilização de materiais médico-hospitalares.
“Procuramos reunir as informações de forma clara e didática para que o manual realmente contribua para resguardar a saúde das pessoas que procuram por esses procedimentos clínicos”, afirma Denise Brandão de Assis, responsável pela Divisão de Infecção Hospitalar do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria.
A versão eletrônica já está disponível no site do CVE (www.cve.saude.sp.gov.br).
Da Secretaria da Saúde
(M.C.)
10/13/2008
Artigos Relacionados
Saúde: Estado cria 55 vagas para Hospital das Clínicas de São Paulo
Saúde: Hospital das Clínicas cria ambulatório de vacinação para viajantes
Saúde: Hospital das Clínicas cria ambulatório de vacinação para viajantes
Saúde: SP cria maior laboratório público de análises clínicas do País
Saúde: SP cria maior laboratório público de análises clínicas do País
Policiais civis criam cartilha para combater o preconceito