Saúde: Crianças do Vale e Litoral ganham moderno serviço de tratamento contra lábio leporino



Pacientes, antes encaminhados para Bauru, poderão ser atendidos em Santos a partir desta quinta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta quinta-feira, 5 de outubro, um dos mais modernos serviços de tratamento e cirurgia de lábio leporino do país. Os pacientes do Vale do Paraíba e Litoral Sul, antes encaminhados para o Centrinho de Bauru, no interior do Estado, agora poderão ser atendidos no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Com capacidade de receber até 300 crianças por mês, o serviço já atende cerca de 150 pacientes da Baixada Santista e agora vai ampliar o atendimento a outras regiões do Estado. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, cirurgiões plásticos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. O investimento do governo do Estado para a construção do setor foi de R$ 1 milhão.

Resultado de má formação durante o período de gestação, o lábio leporino, ou fissura labiopalatal, é caracterizado por uma abertura na região do lábio ou palato, o que pode provocar seqüelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito.

“Com a nova unidade de Santos, os pacientes do Vale do Paraíba e litoral norte, portadores de lábio leporino, terão tratamento especializado com maior comodidade e mais perto de suas casas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As crianças poderão ser encaminhadas ao novo serviço por intermédio das Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O Hospital Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197 _ Boqueirão, Sa

10/04/2006


Artigos Relacionados


Saúde: Crianças do Vale e Litoral ganham moderno serviço de tratamento contra lábio leporino

Alckmin inaugura Centro de Tratamento de Lábio Leporino, em Santos

Rio de Janeiro terá mutirão de cirurgias de lábio leporino

Tratamento de crianças com dengue terá manual específico da Saúde

Crianças em tratamento contra câncer voam em avião da FAB

Saúde: Secretaria amplia tratamento contra efeitos colaterais de remédios contra Aids