Saúde da Família será ampliado em 16 estados



As equipes multidisciplinares desenvolverão ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças

 

Mais de 340 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 2.802 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão sendo habilitados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 16 estados e 33 municípios serão contemplados. A portaria que credencia os estados e municípios a receber os recursos foi publicada nessa segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU).

As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças.

O trabalho das equipes está inserido na nova Política Nacional de Atenção Básica – Saúde Mais Perto de Você -, com objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, combater o desperdício e monitorar as ações já existentes.

 

Investimentos