Saúde da Família será ampliado em 16 estados
As equipes multidisciplinares desenvolverão ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças
Mais de 340 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 2.802 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão sendo habilitados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 16 estados e 33 municípios serão contemplados. A portaria que credencia os estados e municípios a receber os recursos foi publicada nessa segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU).
As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças.
O trabalho das equipes está inserido na nova Política Nacional de Atenção Básica – Saúde Mais Perto de Você -, com objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, combater o desperdício e monitorar as ações já existentes.
Investimentos
29/01/2013 15:15
Artigos Relacionados
Programa de Saúde é ampliado em 13 estados
Controle ao tabagismo será ampliado na rede pública de saúde
Saúde da Família chega a mais 17 estados
Mais 50 Núcleos de Saúde da Família são criados em 13 estados
Mais de 150 equipes de Saúde da Família são habilitadas em sete estados
Ministério suspende repasse de recursos do Saúde da Família em 24 estados