Saúde da população do campo está em debate em Brasília
As políticas públicas de saúde direcionadas à população do campo e da floresta estão sendo debatidas, desde quarta-feira (18), em Brasília. Lideranças dos movimentos sociais do campo e da floresta, gestores da saúde, conselheiros de saúde e convidados avaliam o processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta no âmbito do SUS, e também buscam socializar a concepção, a estratégia e as agendas de atividades para o período de execução das ações do projeto. O evento acontece até a sexta-feira (20).
O Ministério da Saúde vem construindo a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), com a participação dos movimentos sociais. O objetivo desta política é melhorar o nível de saúde das populações do campo e da floresta, reconhecendo suas especificidades de gênero, geração, raça e etnia, por meio do acesso aos serviços de saúde, da redução de riscos à saúde decorrentes dos processos de trabalho; e da melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida.
População do campo e da floresta
A população do campo e da floresta é formada por povos e comunidades que têm modos de vida relacionados predominantemente com o campo, a floresta, os ambientes aquáticos, a agropecuária e o extrativismo.
Destacam-se os camponeses, os agricultores familiares, trabalhadores rurais assentados, acampados, assalariados e temporários, que residam ou não no campo; comunidades remanescentes de quilombos; populações que habitam ou usam reservas extrativistas; populações ribeirinhas; populações atingidas por barragens; e outras comunidades tradicionais.
Somadas, estas populações representam aproximadamente 31 milhões de pessoas que estão na área rural, ou seja, 16,5% da população brasileira, segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (2007).
Fonte:
Ministério da Saúde
24/10/2013 16:55
Artigos Relacionados
DEBATE SOBRE DROGAS ESTÁ ABERTO À POPULAÇÃO
Arqueologia brasileira está em debate em Brasília
População está insatisfeita com a saúde, afirma Pavan
Alteração no plano urbanístico de Brasília está em debate no Senado
A falta de recursos na saúde está prejudicando a população do Vale dos Sinos
CAS aprova debate sobre atendimento à saúde da população indígena