Saúde: Farmácias Dose Certa distribuem 45 milhões de remédios em 2 anos de funcionamento
Unidades, instaladas em locais de grande circulação de pessoas, distribuem 41 tipos de medicamentos de graça à população
O projeto Farmácia Dose Certa, da Secretaria de Estado da Saúde, completa dois anos nesta quarta-feira, 13 de setembro, com um saldo de 45,5 milhões de unidades farmacêuticas distribuídas gratuitamente à população da cidade de São Paulo.
São 41 tipos de remédios, entre analgésicos, antiinflamatórios, anti-térmicos, antibióticos, xaropes e pomadas, que podem ser adquiridos em 20 unidades instaladas em locais de grande circulação, como estações do metrô, estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e hospitais (veja relação abaixo)
O medicamento mais procurado nas unidades é o Captopril, usado no combate à hipertensão. Mais de 14 milhões de unidades farmacêuticas desse medicamento foram entregues desde 2004 nas Farmácias Dose Certa. Em segundo lugar fica o Ácido Acetilsalicílico, com mais de 5 milhões de unidades distribuídas. As unidades mais movimentadas são as das estações Clínicas, Barra Funda e Sé do metrô.
Para receber o medicamento, basta ter receita emitida por unidade pública de saúde, dentro do prazo de validade e com a prescrição do princípio ativo do medicamento. As farmácias funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sempre há um farmacêutico de plantão apto a tirar dúvidas dos usuários.
O projeto das farmácias Dose Certa é um braço do programa de mesmo nome lançado em 1995 e que distribui, regularmente, os 41 tipos de medicamentos a todos os municípios do Estado de São Paulo. O objetivo é auxiliar a assistência farmacêutica básica das cidades paulistas. Ou seja, os mesmos medicamentos das Farmácias Dose Certa podem ser encontrados em postos de saúde municipais da capital, interior e litoral.
Em dez anos, o programa Dose Certa enviou 10,4 bilhões de medicamentos aos 645 municípios paulistas. O investimento foi de R$ 722 milhões. Todos os remédios são produzidos pela Furp (Fundação para o Remédio Popular), laboratório oficial do governo do Estado situado em Guarulhos.
"Os medicamentos distribuídos pelo programa Dose Certa combatem 80% das doenças mais comuns. E o melhor: a população recebe de graça. Ampliar a assistência farmacêutica, portanto, é fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos os paulistas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
A partir de 2007, o programa Dose Certa terá condições de ser ampliado ainda mais, com a inauguração da segunda unidade da Furp em Américo Brasiliense, região de Araraquara.
Unidades da Farmácia Dose Certa
Estações de Metrô:
Ana Rosa - Rua Domingos de Moraes, 505
Barra Funda - Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n
Brás - Rua Domingos Paiva, S/Nº
Carrão - Av. Alcântara Machado, S/Nº
Clínicas - Av. Dr. Arnaldo, 555
Itaquera - Av. Projetada, 1900
Santana - Av. Cruzeiro do Sul, 3173
Saúde - Av. Jabaquara, 1634
Sé - Praça da Sé, S/N
Tucuruvi - Dr. Antônio Maria de Laet, 100
Vila Mariana - Av. Prof. Noé Azevedo,106
Estações da CPTM:
Santo Amaro - Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão
Guaianases - Av. Salvador Gianetti, S/Nº
Piqueri - Rua José Peres Campelo, S/Nº
Perus - Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº
Terminal da EMTU:
São Mateus - Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz
Hospitais:
Hospital Geral do Itaim Paulista
Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B - Itaim Paulista
Hospital Estadual de Sapopemba
Rua Manoel França dos Santos, 174 - Jardim Sapopemba
Ambulatório de Especialidades "Dr. Geraldo Paulo Bourroul"
Rua Martins Fontes, 208 - Centro
Hospital Geral de Pedreira
Rua João Francisco de Moura, 251 - Vila
09/12/2006
Artigos Relacionados
Saúde: Farmácias Dose Certa distribuem 45 milhões de remédios em 2 anos de funcionamento
Farmácias Dose Certa têm 97% de aprovação
Mulheres receberão kit contra DST nas Farmácias Dose Certa
Furp disponibiliza mapas das Farmácias Dose Certa
Farmácias do metrô distribuem 60 novos remédios
Farmácias do metrô distribuem 60 novos remédios