Saúde habilita 26 novos Caps para atendimento em saúde mental



O Ministério da Saúde habilitou, nesta quarta-feira (4), 26 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que reforçarão a rede de atendimento em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, são 1.650 em funcionamento em todo o País. As medidas contemplam 12 estados: Piauí, Pará, Rondônia, Sergipe, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os Caps estão estruturados para o atendimento de pacientes (adultos, adolescentes e crianças) com transtornos mentais, usuários de drogas, como crack, e álcool, conforme a especificidade de cada serviço.

A manutenção e funcionamento dos serviços terão um custo de R$ 7,7 milhões, por ano, que será mantido pelo ministério. De acordo com o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, a habilitação dos novos Caps fortalecerá a rede integrada em saúde mental. “Os centros são estruturas que integram a rede de atenção em saúde mental no SUS e estão voltados ao cuidado, à reabilitação e à reinserção das pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.”

Os Caps são divididos em diferentes modalidades. O Caps I é implementado em cidades de pequeno porte (de 20 a 70 mil habitantes) e oferecem serviços durante todo dia para cuidar de pessoas com transtornos mentais mais graves devido ao uso de álcool e outras drogas. Já o Capsi é dirigido à população infanto-juvenil em municípios com mais 200 mil habitantes.

No Caps II, pessoas com transtornos mentais em cidades de médio porte (de 70 a 200 mil habitantes) recebem atendimento ambulatorial durante o dia. Já os Caps Ad (álcool e drogas) são serviços especiais para tratar transtornos decorrentes do uso abusivo ou dependência de álcool e outras drogas em municípios de médio/grande porte (acima de 200 mil habitantes).


Fonte:
Ministério da Saúde



04/05/2011 19:40


Artigos Relacionados


Saúde habilita 4 novos centros de reabilitação para pessoas com deficiência física

Saúde habilita mais de 600 novos leitos de UTI no SUS

Saúde habilita seis novos Centros de Especialidades Odontológicas

Saúde habilita novos veículos do Samu 192 em municípios de Goiás, Piauí e Bahia

Mão Santa critica política de atendimento à saúde mental

Governo amplia atendimento na área de saúde mental em seis estados