Saúde: Hospital Estadual Bauru conquista elevação da certificação de qualidade
O HEB agora possui Acreditação Plena : está certificado em nível 2
A diretoria do Hospital Estadual Bauru "Arnaldo Prado Curvêllo", recebeu a informação da ONA - Organização Nacional de Acreditação. A instituição conquistou mais um degrau rumo à excelência nos serviços que presta à população dos 38 municípios da DIR-10 (Direção Regional de Saúde).
A Acreditação Plena significa que o Hospital Estadual Bauru atingiu um nível de organização que garante o cumprimento de normas e rotinas de forma padronizada e segura. Garante que existe na instituição um programa de capacitação e educação continuada, com melhorias evidenciadas. Que grupos de trabalho atuam para a melhoria dos processos e integração institucional, e que o hospital produz e mantém à disposição dados estatísticos para a tomada de decisões.
A visita de avaliação foi realizada no início de agosto, mês de aniversário de Bauru e o resultado positivo , revelado em 17 de agosto, é uma homenagem que a Instituição oferece ao município e todos seus usuários. O Hospital Estadual Bauru é administrado pela Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu e Famesp ( Fundação para o desenvolvimento médico e hospitalar) sendo referência na assistência secundária e terciária a cerca de 1,1 mi de habitantes.
"Tenho a certeza que estamos fazendo o melhor possível para nossos pacientes." A frase do diretor executivo do Hospital Estadual Bauru, Emílio Carlos Curcelli, reflete a satisfação e a filosofia que envolve todo o trabalho prestado pela instituição pelas mãos e competência de seus profissionais. "As pessoas que trabalham no HEB fazem a diferença porque o fazem cada vez mais eficiente", complementa.
Um quadro da Acreditação no Brasil (dados do Ministério da Saúde e ONA)
O Brasil possui 6.170 estabelecimentos hospitalares. Destes, 3.400 (55,11%) prestam atendimento privado e 2.770 (44,89%) compõem a rede de serviço público. Neste universo de 6.170 hospitais, apenas 66 estabelecimentos são Acreditados pela ONA.
Serviços Hospitalares
Acreditada ( Nível 1): 25
Acreditada Pleno (Nível 2): 32
Acreditada com Excelência (Nível 3): 09
Total de organizações acreditadas: 66
Das Acreditadas Pleno, 23 estão no Estado de São Paulo. E apenas duas dessas organizações em nível pleno são de serviço público e gratuito: o Hospital Geral de Pedreira (OSS - Organização Social de Saúde), na capital, e o Hospital Estadual Bauru ( também OSS), no interior do estado. Dentre as certificadas em nível de excelência, outras três são administradas por OSS: Hospitais Estaduais de Diadema, Pirajussara e Sumaré.
Acreditação Hospitalar - o que é?
Com uma administração moderna, o Hospital Estadual Bauru, desde sua inauguração, em 2002, sempre foi comprometido com uma gestão estratégica em busca da máxima qualidade de seus processos e serviços prestados à comunidade. A fim de obter uma certificação que traduzisse esse compromisso com a qualidade, o HEB optou pela Acreditação Hospitalar.
A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação em 3 níveis, que atesta a conformidade dos serviços de saúde com um conjunto de padrões previamente estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação - ONA - validado e reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Este processo possui um caráter permanente e eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua dos processos, e é desenvolvido através de visitas periódicas de uma instituição acreditadora, credenciada pela ONA. No caso do HEB, a instituição acreditadora é o Instituto Qualisa de Gestão - IQG.
Escritório da Qualidade - estratégia
Para informar, sensibilizar e envolver todos os funcionários com a filosofia da melhoria contínua de ciclos e processos, o HEB implantou, em 4 de agosto de 2004, o Escritório da Qualidade. O Escritório, que atua permanentemente desde então, é composto por um grupo de profissionais de diversos setores - administrativos e assistenciais -, e tem como principal atribuição organizar e coordenar as ações de planejamento, gestão e política de qualidade no hospital. Dentre as ações continuamente desenvolvidas, estão a promoção da interação de todos os processos e a normatização dos instrumentos formais para a descrição de rotinas e protocolos. O Escritório desempenha, ainda, um mecanismo de suporte para orientar e auxiliar os trabalhos dos profissionais do HEB, nos mais diferentes setores, no que diz respeito à conquista da Acreditação e sua manutenção.
Após a implantação do Escritório da Qualidade, o passo seguinte foi solicitar uma visita à Qualisa, através da qual foram diagnosticados os pontos fortes e fracos do HEB e apontados aqueles processos que ainda não estavam em conformidade com os padrões estabelecidos pela ONA , bem como diversas oportunidades de melhoria para todas as unidades e serviços.
Conquistas
Graças a um trabalho sistemático, integrado entre todos os setores e, principalmente, ao empenho de todos os funcionários na busca pela qualidade, o Hospital Estadual Bauru conquistou, em 01 de dezembro de 2004, a certificação de Acreditado - Nível 1.
Já naquela época, o HEB possuía 60% de suas unidades em Nível 2, o que motivou ainda mais os profissionais a continuarem desenvolvendo suas atividades dentro da filosofia de melhoria contínua.
Tanto que, em 17 de agosto de 2006, o Hospital Estadual Bauru obteve o Nível 2 da Acreditação, sendo certificado como Acreditado Pleno.
Como a busca pela qualidade máxima é um trabalho ininterrupto para o HEB, a instituição já se prepara para ser certificada como Acreditada com Excelência, através da conquista do Nível 3 da Acreditação.
Mais informações sobre Acreditação: www.ona.org.br.
Assessoria de Comunicação e Impr
08/31/2006
Artigos Relacionados
Saúde: Hospital Estadual Bauru conquista elevação da certificação de qualidade
Saúde: Hospital Estadual de Bauru realiza processo seletivo
Saúde: Hospital Estadual de Bauru realiza processo seletivo
Saúde: Hospital Estadual Bauru aprimora serviços prestados à população
Saúde: Hospital Estadual Bauru aprimora serviços prestados à população
Saúde: Humanização do tratamento é o tema de evento no Hospital Estadual Bauru