Saúde lança ferramenta para orientar profissionais no atendimento ao idoso



Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Saúde do Idoso, lembrado no último sábado (1º), o Ministério da Saúde lança, em parceria com o Laboratório de Informações em Saúde, da Fiocruz, uma ferramenta que irá fornecer aos gestores e profissionais de saúde informações e indicadores que auxiliem na tomada de decisões e no planejamento de ações voltadas à população idosa.

O Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso) será oficialmente lançado nesta segunda-feira (3), no campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ), durante o seminário “Relevância da informação para a construção e efetivação de política pública de saúde do idoso".

Pelo Sisap-Idoso é possível fazer a consulta online dos indicadores, doenças, decretos, legislação, políticas públicas e programas que contemplam a saúde do idoso em todos os estados e municípios brasileiros. A ferramenta também possibilita sistematizar e acompanhar as políticas, programas e instrumentos de gestão, como o Pacto pela Vida, relacionados com a saúde do idoso, e estará disponível na página do MS.

“Esse espaço será útil ao Ministério da Saúde, pois contará com todo tipo de informação sobre o idoso que servirá como base para auxiliar na formulação e planejamento de ações para a saúde do idoso”, afirma a coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Luiza Machado.

A atualização do sistema também será realizada pelos municípios, que receberão treinamentos para abastecer a página. “Se no interior do Amazonas foi verificado uma doença que não está sob controle, ao colocarmos esta informação no sistema teremos condições de averiguar o que está acontecendo e solucionar o mais rápido possível o problema”, destaca a coordenadora.

Hoje vivem no Brasil um contingente de aproximadamente 21 milhões de idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos). Em 2025 esse número passará para 32 milhões, quando o Brasil ocupará o sexto lugar no mundo em população idosa, enquanto em 2050 o percentual de idosos será igual ou superior ao de crianças de 0 a 14 anos.


Fonte:
Ministério da Saúde



03/10/2011 15:49


Artigos Relacionados


Nova ferramenta possibilita que profissionais de saúde se regularizem junto ao CNES

Ministério da Saúde lança ferramenta para avaliar risco de epidemias de dengue

CNPq cria ferramenta para orientar pesquisadores sobre importação de equipamentos e materiais

Secretaria da Saúde capacita profissionais do SUS para atendimento aos idosos

Saúde: Secretaria treina profissionais de saúde de Piracicaba sobre humanização de atendimento

Saúde: Secretaria treina profissionais de saúde de Piracicaba sobre humanização de atendimento