Nova ferramenta possibilita que profissionais de saúde se regularizem junto ao CNES



Profissionais que atuam na rede pública ou privada de saúde, que tenham se desvinculado de um estabelecimento de saúde, mas que ainda constem registrados naquela unidade devem requerer o desligamento do referido estabelecimento no sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O cancelamento do vínculo a um determinado estabelecimento poderá ser feito pelo próprio profissional de saúde por meio da página do CNES na internet. 

O desligamento a um ou mais estabelecimentos de saúde pode ser solicitado, de forma totalmente eletrônica, por profissionais que ainda constam como funcionários ativos em determinada Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e por tipo de vínculo. A alteração na página do CNES permite que o profissional manifeste sua vontade em atualizar o cadastro dele no sistema e também que o gestor do estabelecimento de saúde tome as providências necessárias para a devida alteração da situação profissional. 

O gestor tem prazo de 30 dias para efetuar a atualização do cadastro. Caso isso não ocorra, serão bloqueadas as Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) vinculadas aos profissionais em situação irregular, por tempo indeterminado. 

No último mês de maio, foram bloqueadas 25.440 AIHs em todo o País, no valor de R$ 13,4 milhões. Esse número representa cerca de 3% das autorizações feitas mensalmente. 

Os estados com maior incidência de distorções são os da Região Nordeste, considerando o percentual de bloqueio financeiro. A Bahia, por exemplo, teve 8,3% das AIHs bloqueadas, seguida do Pará, com 4,99%, da Paraíba, com 4,88%, do Rio Grande do Norte, com 4,11%, Ceará, com 3,29%, e Piauí, com 2,69%. 

De acordo com a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (Drac) do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, esta medida consolida a Portaria 134 e reforça a articulação entre governo federal, gestores locais do SUS e profissionais de saúde com objetivo de corrigir eventuais distorções no CNES. 


Fonte:
Ministério da Saúde



04/08/2011 20:36


Artigos Relacionados


Saúde lança ferramenta para orientar profissionais no atendimento ao idoso

Nova ferramenta dá mais agilidade aos Consegs

Portal de Compras do Governo anuncia nova ferramenta

Nova ferramenta promove o turismo brasileiro no Youtube

Laser pode ser nova ferramenta de combate às cáries

Nova ferramenta disponibiliza relatórios de fiscalização de governo e municípios