Saúde quer sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos no País



O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro promoveram neste domingo (25), nas praias do Leme e de Copacabana, atividades esportivas e culturais em apoio à campanha nacional de doação de órgãos, cujo tema deste ano é “Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas”. A mobilização, em conjunto com entidades parceiras do ministério, contou com a participação de atletas como Zico e Nalbert, de artistas e cantores, além de brasileiros que fizeram transplante pelo Sistema Único de Saúde.

No País, cerca de 95% das cirurgias deste tipo são realizadas pelo SUS. Mesmo com a rede de atendimento, a solidariedade e a doação ainda são critérios que ajudariam a salvar mais vidas, afirma o secretário nacional de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães. “Todos os anos, temos uma semana inteira dedicada à doação de órgãos com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância deste ato. É fundamental a participação de todos”, afirma Magalhães. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado em 27 de setembro.

O Brasil é referência internacional em transplantes por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde. Ano passado, foram 21.040 cirurgias feitas pelo SUS, quase o dobro da quantidade registrada em 2002 (11.203). E a expectativa é que o número de transplantes realizados este ano supere a marca de 2010.

“Nos últimos dez anos, ano a ano, estamos conseguindo aumentar o número de doadores de órgãos e a quantidade de transplantes realizados no País”, ressaltou o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Heder Borba, durante as atividades deste domingo. O número de pessoas aguardando um transplante chega a 36 mil no País. No ano passado, foram realizados 21 mil transplantes, sendo a maior parte de córnea.

O investimento anual do Ministério da Saúde no SNT, em 2010, foi de mais de R$ 1 bilhão.


Fonte:
Agência Brasil,
Ministério da Saúde



26/09/2011 12:39


Artigos Relacionados


Campanha para sensibilizar famílias lembra Dia Nacional de Doação de Órgãos

Papaléo quer conscientização da sociedade sobre doação de órgãos

BENEDITA QUER CAMPANHA PARA ESCLARECER DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Saúde: Campanha nas rodovias para conscientização sobre importância da doação de órgãos

FRANCELINO DIZ QUE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS É BEM ACEITA NO PAÍS

MALDANER QUER O FIM DA DOAÇÃO PRESUMIDA DE ÓRGÃOS