Saúde: SP já chega à maior marca de transplantes da história
São Paulo é responsável por cerca de 45% dos transplantes de todo o Brasil
O melhor ano de transplantes da história. Assim já pode ser considerado 2006 em São Paulo. É o que aponta a Secretaria de Estado da Saúde, que coordena o sistema estadual de transplantes. Neste ano, até 15 de novembro, já houve 5.735 transplantes de órgãos e córneas (consideradas tecidos), a maior marca alcançada por um Estado brasileiro em todos os tempos.
São Paulo é responsável por cerca de 45% dos transplantes de todo o Brasil. E a cada ano os números crescem: em 2005 foram 5.076 transplantes, contra 4734 em 2004.
"É uma marca importante. Mas não é hora de comemorar. É preciso que haja cada vez mais doações, que mais vidas sejam salvas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Constantemente a Secretaria tem incentivado a doação de órgãos. Neste momento, em parceria com a concessionária Renovias, que administra cinco estradas ligando a região de Campinas com o Circuito das Águas e o Sul de Minas, há distribuição de recibos de pedágio com mensagens de incentivo.
O crescimento de transplantes sem São Paulo tem sido puxado por córneas. Em 2004 o Banco de Olhos de Sorocaba, considerado o mais capacitado do Brasil, começou a captar córneas na cidade de São Paulo. A fila tem caído ano a ano na cidade,
12/21/2006
Artigos Relacionados
Saúde: SP já chega à maior marca de transplantes da história
Saúde: SP já chega à maior marca de transplantes da história
Saúde: Transplantes de órgãos têm 2º melhor ano da história
Saúde: Transplantes de órgãos têm 2º melhor ano da história de São Paulo
Transportes: Metrô transporta 2,6 milhões de passageiros e estabelece maior marca da sua história
Saúde: Homeopatia chega a marca de 500 atendimentos em Ferraz de Vasconcelos