SEBASTIÃO ROCHA COMEMORA LICITAÇÃO PARA OBRAS DA HIDROVIA DO MARAJÓ



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) comemorou hoje (dia 7) a abertura de licitação para obras da hidrovia do Marajó, que ligará Belém a Macapá. Conforme o senador, a medida beneficiará grandemente a população do Amapá, facilitandoainda mais o intercâmbio comercial do estado com o Pará.

Ele ressaltou a importância do transporte hidroviário para o país, lembrando que "uma hidrovia extrapola a simples função de transporte para constituir-se em um instrumento propulsor do desenvolvimento auto-sustentado". Para o senador, "o bom uso dos rios promove o desenvolvimento regional, cria empregos, estimula a exportação, viabiliza a irrigação, gera energia, reduz a poluição e oferece ambientes para o turismo".

Na opinião de Sebastião Rocha, a possibilidade de utilização dos rios como estradas é especialmente relevante para a Amazônia que, assim, "poderá sair do isolamento". Ele acredita que o aproveitamento racional das hidrovias proporcionará um meio de transporte eficiente e barato, constituindo-se num "precioso instrumento de promoção do desenvolvimento regional".

O senador disse que as obras a serem executadas para a hidrovia do Marajó diminuirão a seca que atinge, durante metade do ano, a ilha de Marajó, provocando o êxodo dos moradores. Além disso, o senador afirmou que o estado do Amapá terá redução substancial nos custos dos produtos, em virtude da diminuição no tempo de deslocamento, principalmente daqueles oriundos do centro-sul, que antes de chegar a Macapá, tem que passar por Belém. O custo menor, como assinalou, significará mais lucros para os produtores e investimentos nas regiões produtoras.

Em aparte, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) ressaltou a importância da hidrovia, afirmando que "em todo o mundo o transporte mais viável e barato é o hidroviário, enquanto no Brasil se privilegia o transporte rodoviário, que é o mais caro".



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam informa alocação de recursos para a hidrovia do Marajó

Sebastião Rocha defende cotas para negros

Sebastião Rocha defende cotas para os negros

SEBASTIÃO ROCHA ALERTA PARA QUEBRA DE ACORDO

SEBASTIÃO ROCHA PEDE PRIORIDADE PARA O MÍNIMO

PARA SEBASTIÃO ROCHA, PRIVATIZAR A ELETRONORTE É UM ERRO