Sebastião Rocha destaca esforços de Pasqualini por reformas de base



Alberto Pasqualini inspirou as reformas de base, que não foram compreendidas pelas elites que apoiaram a ditadura, avaliou nesta terça-feira (dia 25) o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) durante a sessão em homenagem ao centenário de nascimento do principal ideólogo do trabalhismo brasileiro. O senador disse que as idéias de Pasqualini continuam atuais e são fundamentais para a diminuição das desigualdades sociais.

Sebastião Rocha citou pronunciamento de Pasqualini de agosto de 1961, quando defendeu a implementação das reformas. Segundo o trabalhista gaúcho, uma reforma de base deveria extirpar os "cancros sociais" e contribuir para manter a administração e os homens públicos imunes à corrupção. Toda a argumentação de Pasqualini, relembrou Rocha, baseia-se na necessidade de mudanças na forma de se fazer política. "Todo objetivo da ação política deve ser eminentemente social e consistir em orientar a coletividade a organizar as atividades que nela se desenvolvem em ordem, a criar a maior soma de bens materiais e imateriais, assegurar sua distribuição de acordo com as necessidades de cada um e o grau e valor de sua contribuição para a produção desses bens", expunha Pasqualini.

O senador ressaltou a importância de Pasqualini para o PDT, partido que o homenageia com o nome de seu instituto de estudos políticos. "É o grande ideológo do trabalhismo que tem ajudado o PDT a seguir adiante, apontando caminhos para um país mais estável politicamente", afirmou.

Em aparte, o senador Osmar Dias (PR), que ingressou no PDT no último sábado (dia 22), elogiou a iniciativa de Sebastião Rocha e reafirmou a importância de Pasqualini para o partido.

25/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA DESTACA DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA INGRESSO DE EMÍLIA NO PDT

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA TRAJETÓRIA DE BETINHO

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA APROVAÇÃO DE LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Sebastião Rocha destaca candidatura Ciro Gomes

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA IMPORTÂNCIA DE TV E RÁDIO NA AMAZÔNIA