Sebastião Rocha quer infra-estrutura para exploração de petróleo sediada no Amapá



As empresas British Petroleum e Esso Brasileira estão pesquisando a existência de gás na costa do Amapá. No entanto, afirma o senador Sebastião Rocha (PDT-AP), toda a base para a prospecção está sediada no Pará. Inconformado com a possibilidade de seu estado perder grande fonte de arrecadação, o senador apresentou requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia questionando a localização exata do empreendimento, a previsão de início da exploração, o estágio atual das pesquisas, a localização da infra-estrutura e o potencial de produção e tipo de combustível a ser extraído.

- Há pesquisas em fase adiantada e informações de que gás em abundância já foi detectado. O que se busca é saber se a exploração do óleo disponível é economicamente viável. Se isso resultar em refinaria no futuro, que toda essa estrutura seja localizada no estado do Amapá. Faço um alerta, porque há indícios sérios de que pretendem utilizar como base o estado do Pará, e não vamos concordar com isso - afirmou Sebastião Rocha.

O senador citou o caso da extração do caulim, cuja mina fica no Amapá, mas com a base para exploração instalada no município paraense de Monte Dourado. "Isso trouxe prejuízo econômico e problemas sociais graves, como o surgimento de uma comunidade praticamente erguida sobre palafitas", alertou.

28/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha vai propor audiência pública para discutir exploração de petróleo no Amapá

Sebastião Rocha vai propor audiência pública para discutir exploração de petróleo no Amapá

SEBASTIÃO ROCHA QUER INCLUSÃO DE MUNICÍPIO DO AMAPÁ NO PROJETO ALVORADA

Randolfe quer investimentos no Amapá por exploração de petróleo

SEBASTIÃO ROCHA PEDE APROVAÇÃO DE CRÉDITO PARA O AMAPÁ

AMAPÁ PEDE RECURSOS PARA SAÚDE, EDUCAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA