Sebastião Rocha vai propor audiência pública para discutir exploração de petróleo no Amapá



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) reafirmou sua disposição de propor, na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, a realização de uma audiência pública em Macapá para debater questões referentes à exploração de petróleo na costa do Amapá. Um dos motivos para a proposta foi matéria publicada no Jornal do Brasil denunciando a suspeita de envolvimento da Esso Brasileira de Petróleo e da BP Oil Company em fraude ambiental. As duas empresas ganharam licitação promovida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para explorar poços na bacia da foz do rio Amazonas localizados nas costas do Pará e do Amapá. A suspeita é que a Esso e a BP Oil apresentaram relatórios de controle ambiental fraudados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento é uma exigência prévia à liberação das perfurações. O assunto, que preocupa o senador, está sendo investigado pelo Ministério Público do Pará.

Outra preocupação do senador é evitar que a infra-estrutura logística de apoio à produção do petróleo seja instalada no Pará. Ele defendeu que a Esso e a BP Oil montem suas estruturas no Amapá, de preferência nos municípios de Macapá, Santana e Amapá. "Faço um apelo aos demais parlamentares do estado e ao governador João Alberto Capiberibe - com quem tenho divergências políticas - para que o direito do Amapá seja respeitado", afirmou.

Sebastião Rocha quer evitar o que aconteceu quando o caulim passou a ser explorado no Amapá, na época do regime militar. "A exploração, o beneficiamento e a exportação do caulim ocorreram, por razões não muito bem explicadas, na margem direita do rio Jari, do lado do Pará", registrou. Ele explicou que o caulim sai da mina localizada no Amapá, percorre uma tubulação no leito do rio e vai para a fábrica de beneficiamento, em terras paraenses. "A maior parte das vantagens econômicas é aquinhoada pelo estado do Pará", reclamou.

24/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha vai propor audiência pública para discutir exploração de petróleo no Amapá

Sebastião Rocha quer infra-estrutura para exploração de petróleo sediada no Amapá

SEBASTIÃO ROCHA PEDE APROVAÇÃO DE CRÉDITO PARA O AMAPÁ

SEBASTIÃO ROCHA APRESENTA PROJETO QUE CRIA REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO DO AMAPÁ E PARÁ

SEBASTIÃO ROCHA VAI PROPOR CRIAÇÃO DE NOVO TERRITÓRIO FEDERAL

Sebastião Rocha parabeniza Justiça do Amapá