Secretaria coordena operação que devolveu criança indígena à mãe
O emocionante momento do reencontro da mãe indígena Rosilene Tupinambá com o seu filho M.S.M, de dois anos, foi proporcionado por uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), no final da manhã desta sexta-feira (7), em Ilhéus (BA).
O menino tupinambá havia se perdido da mãe no último domingo (2), durante uma operação para reintegração de posse de uma fazenda em Buerarema, a 50 quilômetros de Ilhéus. Ele estava com a mãe na mata, quando se assustou com a movimentação e se desprendeu. Ele foi acolhido por agentes da Polícia Federal (PF), que o encaminharam ao Conselho Tutelar de Ilhéus, sendo posteriormente conduzido a um abrigo.
Por meio de uma articulação da SDH/PR, com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Defensoria Pública do Estado e do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, a mãe e o avô materno do garoto saíram na madrugada desta sexta-feira da Serra do Padeiro, em Buerarema, com destino a Ilhéus. Por volta das 9h30, a família foi recebida na Vara da Infância e da Juventude da cidade, onde a mãe respondeu a uma entrevista e assinou o termo de devolução, saindo dali com o filho em seus braços.
A ministra Maria do Rosário, da SDH/PR, cumprimentou a equipe responsável pela operação e o trabalho em rede. “A SDH cumpre o seu papel de atender prioritariamente a situações de risco que envolvam crianças e adolescentes”, afirmou.
Fonte:
Secretaria de Desenvolvimento Humano
07/02/2014 16:43
Artigos Relacionados
Fórum discute saúde da criança indígena
Situação da criança e do adolescente indígena é discutida em seminário
Funasa esclarece morte de criança indígena em Mato Grosso do Sul
Operação retira não índios da Terra Indígena Awá (MA)
Operação restabelece serviços essenciais em aldeia indígena
Mozarildo diz que PF prepara "operação de guerra" em reserva indígena