Secretaria de Saúde de SP usa pela primeira vez vacinas produzidas pelo Instituto Butantan
A partir desta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começa a vacinação contra gripe utilizando, pela primeira vez, vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. A meta é imunizar 5,5 milhões de pessoas, que equivalem a 80% da população-alvo - 6,8 milhões de pessoas.
Além de idosos com 60 anos ou mais, serão aplicadas doses do medicamento em gestantes, crianças na faixa de seis a 23 meses, indígenas e profissionais de saúde. Desde 1999, a campanha era dirigida a idosos e profissionais da saúde.
Durante a campanha, que se estenderá até 13 de maio, a população irá receber tanto os medicamentos de prevenção da gripe comum quanto da gripe influenza A (H1N1) - gripe suína, subtipo que se espalhou pelo mundo na pandemia de 2009. No ano passado, as campanhas contra essas doenças ocorreram em datas diferentes.
Em nota, a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Helena Sato, alertou sobre a importância do comparecimento aos postos de vacinação da população incluída nessa campanha. “A vacina, de maneira nenhuma, causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”.
Fonte:
Agência Brasil
25/04/2011 11:37
Artigos Relacionados
Saúde: Instituto Butantan inaugura centro de vacinas veterinárias
Saúde: Instituto Butantan inaugura amanhã centro de vacinas veterinárias
Alckmin vistoria obras da fábrica de vacinas do Instituto Butantan
Saúde: Secretaria finaliza distribuição de vacinas contra rotavírus
Conheça o trabalho inovador do Instituto Butantan nas áreas de ciência e saúde
Butantan vai receber R$ 40 milhões para ampliar produção de vacinas