Secretaria finaliza dragagem de porto no Rio de Janeiro



A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) concluiu nesta sexta-feira (2), dentro do Programa Nacional de Dragagem (PND), a dragagem de aprofundamento do Porto do Rio de Janeiro. O governo federal investiu nesta primeira fase o valor de R$ 138,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Foram retirados 3,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o que deixou o porto em alguns trechos com a profundidade de -15 metros. Na área 1, por exemplo, no canal de acesso para os Terminais de Contêineres do Cais do Caju, será permitido agora o tráfego de navios de 8 mil contentores de vinte pés (TEUs).  Sem contar com a nova bacia de evolução que terá um diâmetro de 440 metros, suficiente para o giro de um navio do tipo Panamax.

O porto será beneficiado com uma segunda etapa, no valor de R$ 95 milhões, que deverá ser licitada em 2012 e terá áreas de até -17 metros de profundidade. Isso mudará por completo a dinâmica da movimentação, que, segundo dados da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), poderá aumentar em até cinco vezes.

 

Fonte:
Secretaria de Portos



02/09/2011 17:33


Artigos Relacionados


Governo decide priorizar dragagem no porto de Pelotas

Secretaria lança editais para dragagem de 20 portos

Secretaria lança edital para dragagem em Fortaleza

Secretaria lança edital para dragagem em Santos (SP)

Secretaria abre consulta pública para dragagem de Santos

INSS finaliza pagamento da folha de janeiro na segunda-feira (7)