Governo decide priorizar dragagem no porto de Pelotas
A dragagem do canal de acesso ao Porto de Pelotas deve ser realizada pelo governo do Estado ainda neste ano. A decisão foi anunciada terça-feira (20) pela deputada Cecilia Hypolito (PT), que se reuniu com o vice-governador Miguel Rossetto e o secretário dos Transportes, Beto Albuquerque, para tratar do assunto. Com o emprego de dragas do Estado, a operação aumentará a profundidade do canal de 14 pés para 19 pés.
Cecilia disse ao governo que a obra é uma necessidade urgente para Pelotas e região Sul, já que permitirá o aumento da movimentação de cargas no porto. "Sabemos das dificuldades do governo, mas também de sua disposição de cumprir com o programa de recuperação das hidrovias e dos portos pluviais do Estado", afirma. O cronograma da Secretaria dos Transportes prevê a dragagem de canais em São Lourenço do Sul - obra que está em andamento -, Rio Grande e Pelotas.
Segundo Cecilia, a dragagem do canal em Pelotas é estratégica para avançar no processo de retomada das atividades do porto, iniciado pelo governo atual em 1999. "Nesses dois anos, alteramos a realidade do porto. Corrigimos o calado em 14 pés e o habilitamos a receber cargas internacionais. Também recuperamos a sua infra-estrutura e seus equipamentos, reformamos armazéns e atraímos novas cargas e novos operadores", informa.
Neste momento, afirma a deputada, resta aumentar a profundidade do canal. A melhoria das condições de operação já surtiu efeito. Em dois anos, a movimentação cresceu em 300 mil toneladas. Além disso, segundo Cecilia, várias empresas manifestaram interesse de aumentar o volume de operação no porto a partir do aprofundamento do calado.
"Estamos provando pouco a pouco que o porto é mais que viável, é essencial para o desenvolvimento da nossa região", enfatiza a deputada. O Porto de Pelotas integra o complexo portuário gaúcho de 4,2 milhões de metros quadrados, interligado por 758 quilômetros de hidrovias.
03/20/2001
Artigos Relacionados
Secretaria finaliza dragagem de porto no Rio de Janeiro
Cecilia defende a reativação do Porto de Pelotas
Escolha de locais de votação deverá priorizar acesso de deficientes, decide CCJ
Governo vai priorizar direitos humanos na política externa
Governo também quer priorizar reforma política
Governo poderá priorizar produção de pequenos agricultores