Secretaria garante uso continuado de software público



O uso continuado de programas no Portal do Software Público Brasileiro está garantido para todos, de acordo com instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada no Diário Oficial da União (DOU). O portal público foi criado em 2007, e abriga 44 softwares, tendo o cadastro de 100 mil usuários.

Esses usuários, pessoas que se utilizam do serviço e colaboradores que fazem modificações nas aplicações, terão agora mais dois programas por mês para uso livre. Países como a Argentina, Portugal, o Chile e Paraguai vêm também acessando o portal para usar os programas disponíveis, segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI)do ministério.

O modelo de licenciamento e gestão compartilha de forma gratuita com qualquer cidadão os programas criados pelo governo e a rede de parceiros, como empresas. “Este é um elemento estratégico para os projetos de governo eletrônico (e-Gov) e de inclusão digital”, diz Glória Guimarães, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do ministério.

Ela destaca, entre os programas disponíveis, o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) que verifica diversos dados sobre hardware e software nos computadores; o Ginga, mediador de soluções para a TV digital brasileira, além de sistemas de gestão para municípios e programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e gerenciamento de contratos. Já foram feitas até agora mais de mil instalações desses softwares.

A publicação da instrução normativa vai garantir menos burocracia para o cidadão comum, empresas e o setor público .Para os donos dos programas originais, na inclusão de alterações no portal, a vantagem será a redução pela metade do tempo, que era de cerca de quatro meses. Fica facilitada também a autenticação dos softwares que ganharão licença pública de marca e a obrigação e definição do papel de cada agente nas políticas de uso.

Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 18:01


Artigos Relacionados


Software público

Benefícios do software público são apresentados em encontro no Rio de Janeiro

Governo brasileiro recebe prêmio por incentivar uso de software público

Portal do Software Público Internacional é lançado durante congresso

Portaria explica critérios para desenvolvimento do Software Público Brasileiro

Planejamento divulga licença pública de marca do Software Público na Campus Party