Secretário de Saúde anuncia portaria com diretrizes para atendimento a pessoas ostomizadas



Durante a celebração no Plenário do Senado, nesta terça-feira (17), do Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado em 16 de novembro, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, anunciou a assinatura de portaria que lança as diretrizes nacionais que vão organizar os serviços prestados a esses pacientes na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria será publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

De acordo com material de divulgação encaminhado pelo Ministério da Saúde, a portaria orienta as unidades de saúde a formarem equipes multiprofissionais e especializadas e a organizarem estrutura física adequada para o acolhimento integral a esses pacientes. Eles últimos receberão bolsas coletoras e serão acompanhados por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

- Nossa tarefa é contribuir para acabar com o preconceito e propiciar as condições para que as pessoas ostomizadas possam levar suas vidas da melhor maneira possível - disse o secretário.

Alberto Beltrame observou que a portaria, por si só, não tem poderes para alterar a realidade do ostomizado, mas constitui uma ferramenta poderosa a ser utilizada pelos gestores do SUS.

- Queremos tornar o sistema mais caloroso, receptivo e acolhedor para essas pessoas - disse.

Com as novas diretrizes, de acordo com o Ministério da Saúde, as equipes de atendimento à pessoa ostomizada do SUS serão formadas de acordo com a complexidade dos casos. A equipe mínima (Atenção às Pessoas Ostomizadas 1) será formada por um médico, um enfermeiro e um assistente social. A equipe de nível 2, para pacientes que apresentarem complicações ou precisarem passar por cirurgia de reversão, poderá contar com psicólogo, nutricionista e médicos especializados em proctologia, urologia, cirurgia, gastroeterologia e oncologia.



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretário da Administração Penitenciária anuncia novas diretrizes para o Carandiru

Secretário estadual da Administração Penitenciária anuncia novas diretrizes para Casa de Detenção de

Projeto beneficia pessoas ostomizadas em ônibus

Portaria determina diretrizes para câncer de tireoide

Portaria estabelece diretrizes para regular uso da força por agentes públicos

Saúde anuncia R$ 12,7 milhões para atendimento oncológico em SP