Secretário-Geral da ONU afirma que Luz para Todos é exemplo



O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, elogiou as conquistas do programa brasileiro “Luz Para Todos”, que este ano atingiu a marca de 15 milhões de pessoas beneficiadas. Segundo Ban Ki-moon, iniciativas como a do Brasil, servem de exemplo para as demais nações: “Agora precisamos que outros sigam e construam exemplos como esses”, acentuou.

Após reunião do Conselho Consultivo sobre a iniciativa Energia Sustentável para Todos, realizada na última quarta-feira  (27), o Secretário-Geral da organização disse que “ energia sustentável é o fio de ouro que liga o crescimento econômico, a igualdade social, um clima estável e um ambiente saudável”. Ele pediu novas ações na área de finanças, acesso à energia, eficiência energética e energia renovável.

As Nações Unidas e o Banco Mundial anunciaram, na ocasião, um esforço por parte dos governos, agências internacionais, sociedade civil e o setor privado para aumentar os fornecimento de energia sustentável para todos.

O presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, ressaltou que o financiamento é fundamental para atingir esses objetivos. “Estamos começando [a iniciativa da Energia Sustentável Para Todos] em países onde a demanda pela ação é mais urgente”, disse. “Em alguns desses países, apenas uma em cada dez pessoas tem acesso à eletricidade. O momento para mudar isso é agora.

Luz para Todos

Ban Ki-moon  elogiou as conquistas já alcançadas, como a iniciativa brasileira “Luz para Todos”, “programa que, em dez anos, atingiu 15 milhões de pessoas, fazendo com que quase toda a população brasileira agora tenha acesso à eletricidade”; o compromisso da Noruega de investir 330 milhões de dólares em 2014 para a eficiência e a energia global renovável; a primeira “fiança bancária verde” do Bank of America, parte do esforço da empresa para avançar em iniciativas de energia renovável e promover a eficiência energética; e o anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo de um fundo de 1 bilhão de dólares para promover o acesso à energia.

A metodologia e as conquistas do programa “Luz para Todos” foram apresentadas na reunião da ONU pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Em sua intervenção, aplaudida por Ban Ki-moon, o ministro brasileiro disse que a iniciativa está provocando “ uma verdadeira revolução no campo, com a chegada da energia elétrica e todos os benefícios que ela proporciona”.

“Agora precisamos que outros sigam e construam exemplos como esses. Para que possamos atingir a meta de energia sustentável para todos, são necessários novos investimentos”, disse Ban, ressaltando o papel crucial da iniciativa na realização global para o desenvolvimento sustentável, redução da pobreza, aumento de oportunidades, combate às alterações climáticas e a “construção da base para o futuro que queremos”.

Fonte:

Ministério de Minas e Energia



03/12/2013 17:10


Artigos Relacionados


Brasil deve seguir exemplo da África do Sul em plano para setor aéreo e terrestre, afirma secretário-executivo

Secretário-geral da Fifa confirma vinda ao Brasil para debater Lei Geral na Câmara

José Alencar será exemplo para todos, diz Mercadante

Ministro Luiz Sérgio diz que exemplo de Alencar será inspiração para todos

Wellington Dias diz que José Alencar foi exemplo de vida para todos os brasileiros

Senado Verde é exemplo para a sociedade, diz diretor-geral