Senado Verde é exemplo para a sociedade, diz diretor-geral



O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, acredita que "nenhuma ação é mais forte e eficaz do que o exemplo" e que, por isso, com o Projeto Senado Verde, a instituição comprometeu-se a estabelecer e adotar medidas eficazes para preservar o meio ambiente.

- Estamos pondo em prática aquele velho princípio filosófico: "se queres mudar o mundo, começa por mudar a ti mesmo" - disse Agaciel em palestra sobre o tema proferida recentemente.

O primeiro passo do projeto, destacou o diretor-geral, foi a criação da Comissão Especial Senado Verde, coordenada pela servidora Mariângela Cascão e que tem como presidente de honra a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Agaciel discorda das pessoas que vêem com ceticismo a iniciativa. Essas pessoas, lembrou o dirigente do Senado, argumentam que a questão ambiental é ampla demais e que a contribuição isolada de uma única instituição, mesmo do porte do Senado Federal, não teria relevância. Para o diretor-geral, o envolvimento de uma instituição dotada de meios de interagir com o público favorece a quebra de isolamento, agrega pessoas à causa, conscientiza a população da importância do tema e mostra que, por meio de pequenos procedimentos ao alcance de todos, é possível gerar melhorias significativas para o meio ambiente.

- Se cada um fizer a sua parte, por minúscula que pareça, haverá resultado. O desafio é agregar pessoas e o Projeto Senado Verde tem esse objetivo - afirmou.

Agaciel da Silva Maia destacou algumas medidas básicas que são seguidas e recomendadas pelo Senado e que podem ser adotadas por todos. São elas: usar a luz natural sempre que possível; desligar equipamentos e luzes no escritório durante o período de almoço; usar lâmpadas de baixo consumo de energia; imprimir só o necessário, mesmo assim no modo "rascunho" e dos dois lados da folha, quando possível; usar papéis reciclados e reaproveitar papéis de fotocópias como rascunho; optar por computadores portáteis; reaproveitar envelopes usados e usar copos e xícaras de vidro.

- O Senado Verde é o Estado brasileiro, por meio de uma de suas mais expressivas, democráticas e tradicionais instituições, cumprindo seu papel de disseminar cidadania - disse.



09/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diretor-geral anuncia concurso público para o Senado

Senado aprova indicação de diretor-geral da ANTT e de conselheiros para o Cade

Senado rejeita a indicação de Bernardo Figueiredo para diretor-geral da ANTT

Diretor-geral afirma que Senado cria condições para uma melhor participação popular

Diretor-geral adjunto dá 48 horas para FGV explicar repetição de questões em concurso do Senado

Senado aprova indicação de três novos membros para o Cade e de diretor-geral da ANTT