Secretário Geral da ONU enfatiza necessidade de reverter ritmo alarmante de perda de biodiversidade



O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos líderes mundiais que se empenhem para reverter o ritmo alarmante de perda de biodiversidade e resgatem a economia natural antes que seja tarde demais. A conservação das espécies e habitat do planeta não é apenas fundamental para o desenvolvimento sustentável e as Metas de Desenvolvimento do Milênio, mas também tem o potencial de gerar ganhos econômicos anuais de trilhões de dólares, disse ele durante a abertura da reunião de alto nível da Assembléia Geral como contribuição para o Ano Internacional da Biodiversidade.

Permitir o declínio da biodiversidade é como jogar dinheiro pela janela, continuou ele. "Precisamos parar de pensar na proteção ambiental como um custo. É um investimento que anda de mãos dadas com outros investimentos que você, como chefe de Estado e governo, deve fazer para consolidar o crescimento econômico e o bem-estar das pessoas em seu país."

Levando em conta que o prazo final de 2010 para reduzir substancialmente o ritmo de perda de biodiversidade não foi atendido, Ban instou os líderes a reunir os políticos para tornar essa meta uma realidade, como legado e "presente às próximas gerações". Ele também solicitou a eles que levassem adiante o plano estratégico sobre biodiversidade e a visão de biodiversidade para 2050, que deverá ser adotada na Décima Conferência de Partes Para a Convenção Sobre Biodiversidade (COP 10), em Nagoya, Japão.

ABS

Ban Ki-moon disse que as parcerias globais e os compromissos internacionais devem ser fortalecidos para que os países em desenvolvimento - os principais possuidores de recursos de biodiversidade e conhecimento tradicional associado a eles - obtenham os benefícios de sua utilização. Além disso, a apropriação indevida de recursos genéticos e a "biopirataria" precisam acabar, disse ele, ressaltando a necessidade de adotar o protocolo sobre acesso e compartilhamento de benefícios em Nagoya.


Fonte:
ONU



22/10/2010 16:45


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini enfatiza necessidade de garantia de água para o RN

ONU promove evento para estimular ações que impeçam a perda de biodiversidade

Secretário-geral da Fifa confirma vinda ao Brasil para debater Lei Geral na Câmara

Secretário do Tesouro Nacional admite preocupação com ritmo de investimentos

Sarney recebe secretário-geral do MRE

Secretário-geral da ONU tem agenda intensa em Brasília