Rosalba Ciarlini enfatiza necessidade de garantia de água para o RN



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse nesta terça-feira (1º) que o "espetáculo das águas" propiciado pela boa quantidade de chuvas deste ano não deve desmobilizar a população e as autoridades quanto aos esforços para garantir água de forma perene e abundante ao Rio Grande do Norte. No entender da senadora, entre as medidas fundamentais para a consecução desse objetivo está a transposição de parte do fluxo do Rio São Francisco para o estado.

De acordo com a parlamentar, os mananciais e reservatórios de água estão todos cheios. O açude Gargalheiras, por exemplo, que é considerado um símbolo, está sangrando pela primeira vez em quatro anos, assim como a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Em algumas cidades, no entanto, o excesso de água levou à queda de pontes e interrupção do transporte escolar, o que obrigou os prefeitos a decretarem estado de calamidade pública.

Apesar disso, Rosalba Ciarlini considera os estragos um mal menor frente aos benefícios que o bom volume de água trará para o sertão, onde chove normalmente até abril, e ao litoral, onde as chuvas só costumam cessar em agosto.

- O que não se pode consertar é o ano de seca, quando toda a comunidade passa falta de água e alimentos - disse a senadora, que irá procurar o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, para que sejam destinados recursos a obras de reparo.

Petróleo

A senadora também se pronunciou acerca da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no caso do petróleo, que hoje é feita nos estados consumidores. Para ela, a reforma tributária em discussão na Câmara dos Deputados deveria determinar a cobrança do imposto na origem, ou seja nos estados onde ocorre a extração, como é o caso do Rio Grande do Norte.

Ao comentar pronunciamento feito pouco antes pelo senador Expedito Júnior (PR-RO), a senadora explicou que a exploração do petróleo leva a uma série de problemas sociais, como o surgimento de favelas, em razão do fluxo migratório provocado pela ilusão de riquezas. Com a arrecadação do ICMS, os governos dos estados produtores podem financiar os programas necessários ao equilíbrio social.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini defende "água para quem precisa"

Rosalba Ciarlini agradece eleição para presidência da CAS

Rosalba Ciarlini pede justiça para trabalhadores

Rosalba Ciarlini apoia aumento para aposentados e fim do fator previdenciário

Rosalba Ciarlini volta a cobrar recursos para vítimas das chuvas no NE

Rosalba Ciarlini pede ajuda federal para o RN por causa das cheias