Secretário Nacional de Direitos Humanos adotará medidas para trazer Iruan
A deputada Maria do Rosário (PT), coordenadora da Subcomissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da AL/RS identificou que há um conhecimento superficial sobre a situação do menino Iruan, em Brasília, e que realmente nada foi feito até agora para que ele volte para casa apesar da visita que a família fez ao Ministério da Justiça e ao Ministério das Relações Exteriores.
A deputada e o chefe da Casa Civil Adjunto, Gustavo Melo, solicitaram que os advogados do Governo brasileiro acompanhem a ação que está sendo movida pela família, na justiça taiwanesa, e que os custos deste acompanhamento jurídico corram por conta do administração federal como símbolo do compromisso que o nosso País tem com o cidadão de 5 anos.
A deputada e Gustavo Melo reivindicaram também que o presidente Fernando Henrique expresse claramente um posicionamento, e que afirme a cidadania brasileira de Iruan, pressionando as autoridades taiwanesas a acionar a Interpol, na medida em que o menino sair do país ao buscar visto para continuar a viver legalmente na República Taiwanesa. Dessa forma, objetiva-se que o menino seja enviado para o Brasil.
O embaixador Saboia afirmou sua solidariedade para com o caso, e o compromisso de que o Governo Federal tomará iniciativas para resolver a situação.
Maria do Rosário entrará em contato também com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Federal a fim de dar fôlego à missão parlamentar para Taiwan.
07/04/2001
Artigos Relacionados
Secretário Nacional de Direitos Humanos adotará medidas para trazer Iruan
Governador recebe secretário nacional dos Direitos Humanos
Secretaria de Direitos Humanos e jornalistas discutem medidas para inibir violência contra profissionais
Governo adotará medidas para atender arrozeiros gaúchos
Governo adotará medidas para impedir que real volte a se valorizar, diz Mantega
Força Nacional vai defender militantes de direitos humanos no Amazonas e Pará