SÉCULO XX RESGATA ANOS 80



O início da década de 80 quebra o ciclo de desenvolvimento recorde que o Brasil experimentou a partir de 1900. A explosão da bomba no Riocentro, a morte da cantora Elis Regina, a derrota do movimento "Diretas Já" e a eleição do presidente Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral são outros episódios que marcam os anos 80 e que serão resgatados pelo programa "Século XX" neste fim de semana na Rádio Senado.

Depoimentos de políticos como o deputado Delfim Neto e o ministro José Serra e músicas como "Fascinação", gravada por Elis Regina e "Vai Passar", de Chico Buarque de Holanda, ajudam a compor o cenário da época, marcada pelo fim do governo militar. O "Século XX" vai ao ar no sábado, às 22h, e no domingo, às 17h.

E o programa "A Boa Música do Brasil" retransmite o show de Vinícius de Morais e Dorival Caymmi na Boite Zum-Zum, no Rio de Janeiro, gravado em 1967. O show, com a participação do "Quarteto em Si" e do conjunto de Oscar Castro Neves, inclui músicas como "Minha Namorada", de Vinícius e Carlos Lyra e "Saudades da Bahia", de Caymmi.

Já o programa de música clássica traz a trilha sonora do filme "Shine", que inclui composições de Rachmaninov, Chopin, Vivaldi e Franz Listz.

"A Boa Música do Brasil" vai ao ar amanhã, às16h, e no domingo, às 22h, enquanto o programa de música erudita é transmitido sábado e domingo ás 11h. Ambos são apresentados pelo senador Artur da Távola.



14/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto resgata café do nordeste de Goiás cultivado desde o século 19

SÉCULO XX RESUME ANOS 80

Seminário resgata 100 anos de estudos de navegação na RMSP

USP faz 75 anos com projetos de ser a universidade do século 21

Transposição é discutida desde o século 19 e primeiro estudo foi feito nos anos 80

Fiscalização resgata 11 trabalhadores em GO