Sede da Unasul, no Equador, será construída até 2012 e vai se chamar Néstor Kirchner



As obras da sede da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na região metropolitana de Quito, no Equador, começam a partir deste ano e devem ser concluídas em 2012, segundo o governo equatoriano, que ocupa a presidência da entidade. Por unanimidade, os integrantes da Unasul decidiram que a sede será batizada de Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina, que morreu em outubro de 2010, depois de uma parada cardíaca.

As informações são da estatal Agência Pública de Notícias do Equador e da América do Sul (Andes). O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, afirmou que a construção da sede da Unasul começa nas próximas semanas.

A Unasul é formada por 12 países, incluindo o Brasil – Argentina, Bolívia, Equador, Peru, Guiana, Venezuela, Chile, Suriname, Paraguai, Uruguai e Colômbia. O objetivo desta parceria é garantir um espaço para articulação política, econômica, social e cultural. Uma das propostas é que até 2014 sejam eliminadas as tarifas para alguns produtos específicos.

Em setembro do ano passado, a Unasul teve um papel relevante ao defender o governo do presidente do Equador, Rafael Correa. Correa afirmou ser alvo de uma tentativa de golpe ao enfrentar uma onda de manifestações ordenadas por militares quando foi cercado por manifestantes e isolado.

A Unasul informou oficialmente rechaçar os protestos e apoiar o governo Correa por considerá-lo democrático e leal às leis vigentes.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 15:17


Artigos Relacionados


Néstor Kirchner teve papel de destaque na criação do Parlasul

Valdir Raupp: eleição de Néstor Kirchner pode fortalecer Mercosul

Brasil divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-Presidente Néstor Kirchner

Líderes políticos latino-americanos vão se reunir para escolher sucessor de Kirchner na Unasul

Chanceler brasileiro está no Equador para reuniões sobre Unasul

Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012