Segurança Alimentar debate na Índia as transformações no mundo rural



Cerca de 300 representantes de países como Brasil, China, Índia e África do Sul participam da conferência sobre "As dinâmicas da transformação rural nos países emergentes", que será realizda em Nova Delhi, na Índia, de quarta a sexta-feira (14 a 16). O objetivo, segundo os organizadores, é estimular o surgimento de novos quadros, abordagens e estratégias para superar os maiores desafios postos pela dinâmica da transformação rural nas economias emergentes, à luz das tendências nacionais e internacionais.


O Brasil participará da conferência por meio de dois órgãos: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP). Participa também do encontro, como observardo convidado, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf.


Durante o evento na Índia, o representante do Consea vai se reunir com autoridades locais das áreas de alimentação e nutrição, para conhecer o que vem sendo feito naquele país nesses segmentos – e também apresentar as experiências brasileiras.


Entre os 300 participantes, 70% são provenientes de países emergentes e 30% são de outras nações em desenvolvimento. Entre expositores e ouvintes, estarão políticos dos grandes países emergentes; representantes dos governos federais; gestores das esferas estaduais e municipais; representantes de associações rurais e organizações da sociedade civil;  responsáveis pela gestão de recursos naturais; acadêmicos e representantes dos centros de estudos de políticas; além de quadros do setor privado, incluindo bancos e associações comerciais; e instituições financeiras internacionais, entre outras agências de desenvolvimento.


Um quarto da população mundial vive nas zonas rurais de Brasil, China, Índia e África do Sul. Os domicílios rurais desses países emergentes têm um papel importante no manejo de milhões de hectares de terras e florestas. Além disso, esses países são alguns dos maiores produtores de alimentos do mundo, importantes atores na economia global.


Por outro lado, essas áreas também concentram um terço da pobreza do mundo, metade de toda a pobreza nas áreas rurais, e vivenciam ainda alguns dos maiores desafios ao desenvolvimento humano. Rápidas transformações econômicas, sociais, demográficas, culturais e políticas estão ocorrendo nas áreas rurais desses quatro países. Tais mudanças nas sociedades rurais são necessárias ou mesmo indispensáveis para o desenvolvimento sustentável - não só desses países, mas de todo o mundo.


Mais informações sobre a conferência clique aqui.

Fonte:
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)

 



13/04/2010 19:25


Artigos Relacionados


Segurança alimentar depende de abastecimento e assistência rural, defende MDS

Segurança alimentar é tema de debate

Evento internacional na Embrapa debate segurança alimentar

Parlamento do Mercosul reage a associação entre biocombustíveis e crise alimentar no mundo

CRE debate política externa de China, Índia e África do Sul

Segurança alimentar é debatida em Conferência da FAO