Segurança alimentar depende de abastecimento e assistência rural, defende MDS
Ao participar dos debates da Conferência Nacional de Segurança Alimentar, nesta terça-feira (8), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, defendeu a reestruturação da assistência técnica rural e da rede de abastecimento para a construção de um sistema de segurança alimentar e nutricional eficiente. “A forma de construir o direito à alimentação exige que o Estado seja repensado pela União, estados e municípios. Somente assim um sistema alimentar eficiente será construído, com trabalho em conjunto”, disse.
De acordo com a ministra, a inclusão social aliada à preservação ambiental é o caminho da sustentabilidade e o governo federal tem investido nessas premissas. Além disso, “priorizamos a geografia da fome, onde os territórios mais carentes terão prioridade para receber equipamentos públicos alimentares. Estamos reconstruindo a estratégia para que população do campo tenha acesso à assistência técnica, fomento a fundo perdido, insumos e sementes”, afirmou a ministra.
Também presente na abertura do evento nesta semana, a diretora do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Josette Sheeran, afirmou que existe uma “forte conexão” entre Direitos Humanos e Alimentação. O País, disse ela, vem desempenhando um papel importante neste sentido, no mundo: “O Brasil é um dos dez maiores doadores de alimentos do mundo. Muitas nações querem aprender com o Brasil sobre os programas brasileiros de combate à fome”.
A cooperação com países africanos foi um dos exemplos apontados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, uma vez que o Brasil contribui para a produção de alimentos e a transferência de tecnologia para Gana e Zimbábue. “Além desses, há outros dez países em fase de análise para o recebimento dos programas”, disse.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria de Direitos Humanos
08/11/2011 17:02
Artigos Relacionados
Segurança alimentar da população pode ser definida por Política Nacional de Abastecimento
Especialistas defendem Política Nacional de Abastecimento para garantir segurança alimentar
Segurança Alimentar debate na Índia as transformações no mundo rural
Graziano defende segurança alimentar para garantir a paz mundial
BENEDITA DA SILVA DEFENDE PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Aprovado aumento de benefício para aposentado que depende de assistência de outra pessoa