Segurança: Campanha divulga Proerd em ônibus de Sorocaba e Votorantim
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é ministrado pela PM desde 1992
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deu início a uma nova campanha de divulgação, em dezembro. Com cartazes fixados nos ônibus da empresa São João, que atua nas cidades de Sorocaba (100 quilômetros a Oeste da Capital) e Votorantim (102 quilômetros a Oeste da Capital), a campanha Valores Proerd visa divulgar essa iniciativa da Polícia Militar para ajudar a sociedade a combater o uso de drogas por crianças e adolescentes.
Segundo o site do Proerd (www.proerd.com.br), o programa, que vem sendo aplicado no Brasil desde 1992, é educacional e teve sua origem nos Estados Unidos da América em 1983, com o nome de Dare (Drug Abuse Resistance Education). E, atualmente, está presente em mais de quarenta países. No Brasil ele é aplicado por policiais fardados, ministrando instruções nas 4as séries do Ensino Fundamental. Atualmente, o programa é ministrado em todos os Estados do Brasil. Em São Paulo, ele é executado regularmente pelos 7o e 40o Batalhão da Polícia Militar do Interior, respectivamente em Sorocaba e Votorantim, mas está presente no Estado inteiro.
O programa é desenvolvido em um semestre letivo, sendo uma aula de aproximadamente sessenta minutos por semana, totalizando, assim as 17 lições constantes de uma cartilha que o aluno recebe. Nela, os alunos do Proerd recebem informações sobre o álcool, o tabaco e drogas ilícitas, além de aprenderem, entre outras coisas, a resistir às pressões negativas do grupo e a valorizar a auto-estima. Ressalta-se que em nenhum momento o aluno tem acesso ou manuseia substâncias entorpecentes.
Ao final do semestre, os alunos recebem um Kit Proerd, (camiseta e boné) e um Certificado de Conclusão - com aproveitamento no curso -, em uma solenidade específica com a participação dos pais, onde a criança firma o compromisso público de resistir às Drogas e à Violência.
Divulgação
A campanha foi desenvolvida com o objetivo de disseminar o Proerd para os diversos públicos – mais especificamente os que utilizam escolas públicas (entre pais, alunos, educadores e outros responsáveis pelo cuidado com a educação) –, a fim de fortalecer e valorizar o processo educacional, bem como a interação entre Polícia e Comunidade; aliado, ainda, ao fato de divulgar essa ação social operada pela Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo e executada pelo 40° Batalhão de Polícia Militar com excelência, formando, desde 1999, somente no município de Votorantin, mais de 10.000 crianças. E, no Estado, todo mais de 2.200.000 crianças de 9 a 12 anos.
Outro objetivo foi o de disseminar que a questão da prevenção e resistência às drogas é um esforço conjunto entre a Polícia, as escolas e a família.
A campanha de divulgação, que se iniciou em 8 de dezembro (dia do aniversário de Votorantim), recebeu um reforço no dia 21 de dezembro com a veiculação de mais 20 cartazes, todos voltados para o fortalecimento dos valores internos que, segundo estudiosos do assunto devem ser semeados e cultivados durante todo o processo educacional da criança com o objetivo também de fortalecer a auto-estima dos jovens e, conseqüentemente, auxiliar a juventude a dizer Não às Dro
02/06/2006
Artigos Relacionados
Segurança: Polícia Militar divulga estratégia para combater ataques a ônibus
Segurança: Cerimônia comemora 17 anos do 40º Batalhão da PM com sede em Votorantim
Segurança: Cerimônia comemora 17 anos do 40º Batalhão da PM com sede em Votorantim
ANTT divulga valores das tarifas dos ônibus interestaduais
Poupatempo Sorocaba realiza campanha de saúde
Como viajar de ônibus com segurança