Segurança: Centro de Operações da Polícia Militar ganha prédio na Capital



Governador assinou um decreto que autoriza a Secretaria da Fazenda a receber da Prefeitura a área para a expansão do Copom

O Centro de Operações da Policia Militar de São Paulo (Copom) contará com mais um prédio na Capital, localizado na rua Afonso Pena, entre a rua Ribeiro de Lima e a praça Coronel Fernando Prestes.

Em reunião realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes, o governador do Estado, Cláudio Lembo, assinou um decreto que autoriza a Secretaria da Fazenda a receber da Prefeitura a área para a expansão do Copom.

No total, foram assinados 11 documentos, nas áreas da Cultura, Saúde, Segurança Pública, Transportes, Transportes Metropolitanos, Emprego e Energia. Para o governador, a parceria entre os Estado e a Prefeitura é muito importante. "É preciso unir a vontade dos políticos para o bem do povo", ressaltou Lembo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que ambos devem agir juntos, em parceria.

Participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; o comandante-geral da PM, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges; o governador do Estado, Cláudio Lembo; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, além de secretários do Estado e do município.

O imóvel abrigará ainda a Central de Comunicações da Guarda Civil Metropolitana. Atualmente, funcionam no local a Defesa Civil e a garagem da Secretaria Municipal de Finanças. O prédio fica em uma região tombada e a reforma será financiada pelo Estado. O prédio gerido pela Secretaria de Segurança Pública. A revitalização contribui para preservação do patrimônio histórico de São Paulo.

Cláudio Lembo informou, após assinar o documento, que, nesta quinta-feira, a Prefeitura deverá transferir a gestão da manutenção do Obelisco de 32 e da praça ao redor, no Ibirapuera, para a Polícia Militar. O Estado ficará responsável também pelo restauro e pela preservação do Monumento Mausoléu ao Soldado de 32.

Copom

O Centro de Operações da Polícia Militar é um sistema informatizado que utiliza como banco de dados as ligações recebidas pelo telefone 190. Por meio desse serviço, a PM recebe dados de ocorrências em andamento, e o desenvolvimento do fato em tempo real. É possível também observar e fiscalizar as viaturas em operação, pontos críticos de segurança e locais como hospitais e escolas.

O Copom no Estado recebe, em média, 167.147 ligações por dia; ou seja, 5.084.045 por mês. Só na Capital, são cerca de 33.660 chamadas todos os dias; totalizando 1.023.823 no mês.

Além de controlar a qualidade do serviço prestado, o sistema permite a rápida geração de um mapa criminal; bem como pesquisar ocorrências de outras localidades em tempo real, entre outros.

Fernanda D

06/26/2006


Artigos Relacionados


Campinas ganha novo Centro de Operações da Polícia Militar

Segurança: Polícia Militar apresenta helicóptero que será utilizado em operações de emergência

Polícia reforça segurança no centro da capital em função das compras de final do ano

Centro de pesquisa de cereais e chocolate ganha prédio reformado no Ital

Centro de pesquisa de cereais e chocolate ganha prédio reformado no Ital

Polícia Militar Ambiental intensifica operações de combate à soltura de balões