Segurança: Polícia Militar apresenta helicóptero que será utilizado em operações de emergência
Aeronave tem capacidade para transportar 22 policiais
O helicóptero Cougar HM-3 do Exército, que servirá de apoio à Polícia Militar, no transporte de tropas e apoio logístico, foi apresentado à imprensa pelo comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Elizeu Éclair Teixeira Borges, no final da tarde de hoje. A apresentação foi feita na base do Grupamento Aéreo, no Campo de Marte, Zona Norte da Capital.
Com capacidade de operar com uma tropa de 22 policiais, além dos dois pilotos e dois mecânicos de vôo que compõem a tripulação, o Cougar HM-3 tem autonomia para mais de 600 km e velocidade superior a 200 km/h, e poderá transportar policiais militares até as localidades mais distantes do Estado, como Presidente Prudente. Com isso, a aeronave poderá ser usada na repressão de rebeliões em presídios, além de transportar tropas especializadas, como o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que realiza o desarmamento de bombas, por exemplo.
A aeronave foi disponibilizada para a PM de São Paulo por um convênio entre o Governo Estadual e o Exército, que prevê a utilização do equipamento, a princípio, por um mês, com possibilidade de prorrogação desse prazo. Os custos serão inicialmente pagos pelo próprio Governo de São Paulo. O helicóptero fica disponível 24 horas por dia, a partir de agora.
O coronel Éclair agradeceu às Forças Armadas, reconhecendo que “é uma primeira união do Estado de São Paulo, pela Polícia Militar, com o Exército Brasileiro. Eu como comandante considero extremamente positivo”, disse. “Tenho um respeito muito grande pelo Exército”, completou o comandante.
Dia dos Pais
O coronel Éclair aproveitou a oportunidade para reiterar que a Polícia Militar tem a situação sob controle para o fim de semana do Dia dos Pais, em que muitos presidiários receberão indulto para passar o feriado com a família. Antes da liberação, lembra o comandante, é feita uma triagem para garantir que nenhum preso com envolvimento com facções criminosas receba o indulto. Os demais serão monitorados. Ainda segundo o comandante, a PM estará pronta para atuar.
Da Secretaria de
08/09/2006
Artigos Relacionados
Segurança: Centro de Operações da Polícia Militar ganha prédio na Capital
Polícia Militar utiliza simulador de helicóptero para capacitar tripulantes
Campinas ganha novo Centro de Operações da Polícia Militar
Polícia Militar Ambiental intensifica operações de combate à soltura de balões
Segurança: Polícia Militar promove debate sobre segurança nas escolas
Segurança: Polícia Militar promove debate sobre segurança nas escolas