Seis mil cisternas serão construídas para ajudar vítimas da seca no Sul
As famílias afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul devem receber seis mil cisternas este ano, por meio de convênio que será assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo do estado. Segundo o ministério, o convênio será firmado por meio de um edital que deve ser lançado ainda nesta semana e que vai contemplar os projetos de 26 municípios.
“Em vez de trabalharmos com 26 convênios, faremos apenas um. Dessa maneira, podemos amadurecer a implantação do programa na região e multiplicar a experiência regional no enfrentamento da seca”, afirmou o coordenador do Programa de Cisternas, Carlos Cleber Soares, ao anunciar a medida no município gaúcho de Herval, na última semana. A medida evitará que cada prefeitura tenha que seu projeto e portanto, apenas um será elaborado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social gaúcha.
O estudo fará a execução dos recursos de acordo com a necessidade dos municípios, enquanto o MDS acompanhará a construção das cisternas e dará orientação ao tratamento da água. Em 2011, o MDS vai destinar R$ 124 milhões para a construção de cisternas para armazenamento de água em todo o País.
O Programa Cisternas começou em 2003 como medida de acesso à água pela população rural de baixa renda, preferencialmente habitantes do Semiárido. Construída com placas de cimento, ferro e brita, o espaço pode armazenar 16 mil litros de água para beber e usar no preparo de alimentos. A quantidade é suficiente para uma família com quatro a cinco pessoas durante um período de até oito meses.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
24/02/2011 15:20
Artigos Relacionados
Seis mil novas creches de educação infantil serão construídas até 2014
Inácio Arruda pede mais esforços para ajudar vítimas da seca no Nordeste
Humberto Costa elogia medidas anunciadas pelo governo para ajudar vítimas da seca
Técnicos brasileiros vão ajudar na implantação de cisternas no Paraguai
Mil creches serão construídas pelo Governo de SP
Novas agências da Caixa serão construídas no norte do Paraná