Selo destacará hospitais que preservam o ambiente



Algumas unidades já desenvolvem ações de reflorestamento, tratamento de efluentes e reciclagem

A Secretaria de Estado da Saúde vai conceder um selo aos hospitais da rede estadual que adotarem medidas visando à preservação ambiental e o bom uso de recursos hídricos. A certificação será oferecida anualmente às unidades que iniciarem ações efetivas, tais como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento no espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

Algumas unidades do Estado já desenvolvem projetos nesse sentido. As ações, juntas, foram responsáveis pela reciclagem de cerca de 60 toneladas de papel e 5 milhões de metros cúbicos de esgoto hospitalar. Além disso, eliminou-se a utilização de aparelhos com mercúrio férrico, houve o plantio de 15 mil mudas de árvores e iniciou-se a coleta seletiva de lixo em diversas unidades hospitalares.

Em Ribeirão Preto, o Hospital Psiquiátrico Santa Tereza refloresta com árvores nativas toda a sua área. “Pacientes e funcionários uniram-se no plantio e conseguimos reflorestar 43 mil metros quadrados”, informa a diretora do hospital, Amábile Xavier. Foram plantadas 4,5 mil mudas nativas do cerrado.

Na capital, bons exemplos vêm do Hospital Geral de Pirajussara e do Hospital Geral de São Mateus. As duas instituições eliminaram todos os aparelhos que utilizavam mercúrio férrico, iniciaram a coleta seletiva de lixo e adotaram atitudes pioneiras que alteram a cultura dos usuários das unidades hospitalares.

No Hospital Geral de São Mateus, está em andamento um concurso com o tema “Quem recicla mais?”. Os diversos setores do hospital entraram na disputa para ver quem recicla a maior quantidade de papel. A ação é multidisciplinar e será avaliada pela equipe de limpeza. O objetivo é educar de maneira lúdica, para tornar a reciclagem um hábito na unidade. 

Coleta seletiva – Nos hospitais estaduais de São Paulo e órgãos ligados à Secretaria da Saúde, a coleta seletiva é uma realidade. Os hospitais Geral de Guarulhos, Darcy Vargas, Centro de Vigilância Sanitária, Mandaqui, São Mateus, Padre Bento, Pirajussara e Cândido Fontoura são alguns exemplos de experiências bem-sucedidas de coleta de resíduos sólidos.

O Hospital Geral de Pirajussara, por exemplo, treinou funcionários para atuar como vigilantes do meio ambiente, verificando como cada setor tem agido com o lixo e a separação dos recicláveis. “Por meio dessa ação conseguimos verificar onde estavam as falhas de comunicação e atuar com maior precisão na mudança de hábitos dos usuários do hospital”, diz Maria Olívia Lenharo Nishidate, coordenadora do projeto de educação ambiental. 

Da Secretaria da Saúde 



04/08/2008


Artigos Relacionados


Hospitais amigos do meio ambiente ganham selo

Práticas que preservam meio ambiente são prioridades na Agricultura

Gilberto Goellner defende pagamento aos produtores rurais que preservam o meio ambiente

Secretaria cria selo verde para hospitais estaduais

Palácio dos Bandeirantes recebe selo de Ambiente Livre do Tabaco

Comissão do Meio Ambiente vota criação do Selo Verde da Amazônia Legal