Sem acordo, países de língua portuguesa desistem de data para vocabulário único



O Senado aprovou nesta terça (11) uma mudança no acordo de 1990 que previa a unificação ortográfica da língua portuguesa de Portugal, Brasil e outras cinco ex-colônias - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A alteração retira do acordo qualquer data para que seja elaborado um vocabulário ortográfico comum, antes previsto para janeiro de 1994.

O relator do projeto que retira a data do acordo, senador José Sarney (PMDB-AP), considera que a unificação não será alcançada, pois especialistas do Brasil e de Portugal não abrem mão de algumas regras próprias. Com isso, por exemplo, os portugueses continuarão escrevendo "António" e os brasileiros "Antônio", sem contar a pronúncia diferente (aberta lá e fechada aqui).

Conforme o senador José Sarney, houve a unificação de alguns pontos do vocabulário ortográfico, mas não na totalidade. "Existem, na língua falada nos sete irmãos lusófonos, pronúncias diferentes de país a país (e mesmo de região para região) muito difíceis de superar e de indicar uma delas como denominador comum a ser adotado por todos", observa. Ele pondera que acentos como o trema, a cedilha e o hífen continuam existindo para mostrar a diferenciação de pronúncia.

O projeto aprovado prevê que os países de língua portuguesa "tomarão as providências" para a elaboração de um vocabulário ortográfico comum "tão completo quanto desejável e tão normalizador quanto possível", mas apenas quanto às terminologias científicas e técnicas.

Na mesma sessão desta terça (11), os senadores aprovaram projeto que dá o nome de "Aeroporto de Porto Velho/Governador Jorge Teixeira de Oliveira" ao aeroporto da capital de Rondônia.



11/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil apresenta acordo previdenciário para países de língua portuguesa

Aprovado acordo sobre extradição de pessoas entre países de língua portuguesa

Senado aprova acordo que acaba com exigência de visto entre países de língua portuguesa

CE vai debater programa cultural para países de língua portuguesa

Comunidade de Países de Língua Portuguesa ampliam colaboração para esporte

CNPq lança edital para cooperação com países de língua portuguesa