Comunidade de Países de Língua Portuguesa ampliam colaboração para esporte



A colaboração e o intercâmbio bilateral entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) serão intensificadas pelos governos do Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os memorandos foram assinados no último fim de semana e preveem, principalmente, intercâmbio na área de formação e treinamento de atletas e treinadores.

O documento Brasil-Portugal prevê colaboração desde as áreas de prevenção antidoping até na defesa da ética no esporte e na formação de jovens atletas. De acordo com um dos itens, os dois países vão fomentar - por meio da cooperação de benefício mútuo - o intercâmbio econômico, comercial e investimento entre as empresas portuguesas e brasileiras em atividades relacionadas ao esporte.

"Brasil e Portugal reconhecem que o esporte contribui de forma relevante para o Produto Interno Bruto (PIB) das suas economias nacionais e de forma significativa para o crescimento do emprego, bem como cria sinergias em setores econômicos, tais como infraestruturas, turismo, educação, comércio de produtos esportivos e apostas", registra o documento assinado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude da República Portuguesa, Alexandre Mestre.

Segundo o ministro brasileiro, os acordos bilaterais funcionam como instrumentos de fortalecimento da própria CPLP e de todos os países integrante da comunidade. “Mais do que o idioma, nos une a firme determinação de buscar o desenvolvimento de nossos países e de atuar para que os cidadãos tenham cada vez mais oportunidades de crescer com saúde, preparados para o mercado de trabalho, e para que alcancemos no esporte o protagonismo que já temos no cenário das nações”, disse.

O Brasil se comprometeu, ainda, a doar material esportivo, enviar treinadores para trabalhos nos dois países e disponibilizar espaços e equipamentos no País para receber atletas para treinamentos.

 

Comunidade de Países de Língua Portuguesa

O primeiro passo no processo de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi dado em São Luís do Maranhão, em 1989, no primeiro encontro dos chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Na ocasião, decidiu-se criar o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que se ocupa da promoção e difusão do idioma comum da comunidade.

Já em 1994, os sete ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, reunidos em Brasília, decidiram recomendar aos seus governos a realização de uma cúpula de chefes de Estado e de Governo para adoção do ato constitutivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Assim, no dia 17 de julho de 1996, foi realizada em Lisboa, Portugal, a Cimeira Constitutiva da CPLP - reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - e, mais tarde, também o Timor-Leste.

Leia mais:

Conheça a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Ministros de Cultura participam de reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Brasil sedia a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

 

Fonte:
Ministério do Esporte



09/07/2012 18:20


Artigos Relacionados


Portal de informações vai promover colaboração entre países de língua portuguesa

Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro

Congresso deve criar comissão para tratar de assuntos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa comemora aniversário de fundação

Brasil abre reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Representação parlamentar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa passa na CRE