Sem quórum, Comissão de Orçamento convoca nova reunião para a próxima semana




Lobão Filho: "Ao governo não interessa mais que nós tenhamos sessões"

VEJA MAIS

A reunião ordinária da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) desta terça-feira (11) foi aberta, mas durou apenas dez minutos. Por falta de quórum para deliberações, o presidente do colegiado, senador Lobão Filho (PMDB-MA), encerrou o encontro e convocou nova reunião ordinária para a próxima semana.

Durante a curta reunião, o líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Domingos Sávio (PSDB-MG), reclamou que a maioria governista vem impedindo a obtenção de quórum na CMO, o que prejudica os trabalhos. Domingos Sávio levantou a hipótese de que os parlamentares governistas não estejam comparecendo para não ter que debater e votar o requerimento de convocação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

— Nós queremos reunião. Podemos ser derrotados na votação dos requerimentos, mas queremos reunião sim. O governo quer parar a Comissão de Orçamento, quer calar o Congresso? — disse Domingos Sávio, antes de garantir que os parlamentares da oposição estarão presentes na próxima reunião da CMO para que o quorum seja alcançado.

De autoria do próprio deputado, o documento solicita a convocação da ministra para prestar esclarecimentos sobre o decreto presidencial que autoriza órgãos públicos a contratarem diretamente, sem licitação, a Geap-Autogestão em Saúde, principal operadora de planos de saúde e seguridade social do funcionalismo público federal. Outro requerimento dele convida representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Geap para debaterem o mesmo assunto.

O deputado explicou que o próprio TCU já declarou que apenas os Ministérios da Saúde e da Previdência, o Instituto Nacional de Seguridade Social  (INSS) e a DataPrevi poderiam manter convênios com a entidade sem a necessidade de licitação, o que vem sendo desrespeitado pelo Executivo. Ele disse ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) também já condenou a prática. Para o líder da Minoria na Câmara, a ministra do Planejamento poderia estar incorrendo em crime de responsabilidade por autorizar a contratação da Geap por outros órgãos públicos sem processos licitatórios.

Lobão Filho disse que vai ser difícil a CMO conseguir quorum antes do fim da gestão de sua atual composição e informou que os itens continuam na pauta mesmo com a mudança.

— Ao governo não interessa mais que nós tenhamos sessões. É início de ano, início de ano eleitoral, há temas que não são de interesse do governo debater. Eu gosto de resultados, quero fazer meu trabalho e dar minha contribuição ao país. Foi o que fizemos ano passado com apoio da oposição e fizemos muito bem. Entregamos um Orçamento verdadeiro, denso, trabalhado e entregamos no prazo correto — assinalou Lobão ao afirmar que tem se esforçado para que a CMO tenha reuniões antes do fim do prazo da atual composição, mesmo contra os interesses do governo.

A reunião da Comissão Mista de Orçamento foi marcada para terça-feira (18) com início previsto para as 14h30.

Nova CMO

Nos próximos dias, as lideranças partidárias terão de indicar ao presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, os novos membros titulares e suplentes da CMO em 2014.



11/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada para a próxima semana reunião da Comissão de Orçamento

Comissão Representativa realiza nova reunião na próxima semana

Falta de quórum impede reunião da Comissão de Orçamento

Comissão de Orçamento cancela reunião por falta de quórum

Falta de quorum adia reunião da Comissão de Orçamento

Falta de quórum impede reunião da Comissão de Orçamento