Seminário buscou qualificar políticos do interior do Estado
Vereadores do Partido Trabalhista Brasileiro, de vários municípios gaúchos, participaram no último sábado, dia (04/11/00), do 1º. Seminário de Qualificação Legislativa, promovido pelo deputado Eliseu Santos (PTB). O evento teve como objetivo aprimorar o trabalho destes políticos no interior do Estado.
No encontro que reuniu mais de 90 vereadores, foi avaliado o papel da Câmara Municipal, o seu histórico e as atribuições constitucionais deste Órgão. O diretor Técnico do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, André Leandro Barbi de Souza falou dos aspectos conceituais do processo legislativo, as atribuições fiscalizadora e julgadora dos atos da administração pública.
Em uma conversa descontraída com os participantes André destacou, que o vereador na execução de seu mandato, deve se preocupar em discutir a viabilidade dos projetos apresentados pelos demais parlamentares, ao invés de apresentar muitos projetos, que "muitas vezes são inconstitucionais", alertou.
O especialista afirmou, ainda, que o maior desafio que o vereador precisa ter, é o de fazer um bom mandato. "Ele deve trabalhar de acordo com a confiança que lhe foi prestada, porque a Câmara é o retrato da sociedade e se ela não estiver bem representada, de nada adianta o voto", concluiu.
O procurador do Estado, José Hermílio Ribeiro Serpa conceituou o poder, o estado e o vereador. Para Serpa em um processo democrático o poder deve ser conquistado. "A luta pelo poder no processo democrático significa um governo da maioria", justificou. O jurista afirmou ainda, que a política é a qualidade pela qual o homem alcança o poder do Estado, para que isto aconteça o vereador deve estudar os fundamentos da política, sobretudo a de seu município.
Eliseu Santos ficou satisfeito com o desempenho do seminário. "O resultado deste evento não poderia ser diferente, sabemos da importância que tem a qualificação destes vereadores no interior, porque muitos deles estão iniciando a caminhada política e precisam destes esclarecimentos para terem melhores condições de desenvolver o seu trabalho na comunidade que os elegeu", declarou o deputado.
11/06/2000
Artigos Relacionados
SP investe R$ 6 milhões para qualificar jovens do interior
SP investe R$ 6 milhões para qualificar jovens do interior
Seminário pretende qualificar o trabalho dos vereadores
Programa do Estado vai qualificar 180 mil trabalhadores
Estado espera qualificar mais de 3 mil artesãos até o final do ano
Governo do Estado assina convênio para qualificar 1.750 trabalhadores do ABCD