Seminário debate cooperação em ciência e tecnologia entre Brasil e União Europeia



As oportunidades de apoio à pesquisa e de cooperação em ciência e tecnologia entre pesquisadores brasileiros e europeus são um dos focos do seminário “Brasil-União Europeia: oportunidades e perspectivas de cooperação”. O encontro, que será realizado na quarta-feira (14) em Brasília, é organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Delegação da União Europeia em Brasília e o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

O evento tem a participação dos professores Tereza Lago, da Escola de Ciências da Universidade do Porto, e Antônio Coutinho, do Instituto Gulbenkian de Ciência, que, como representantes do ERC, falarão sobre apoio financeiro à pesquisa de excelência aportado pela instituição.

Tereza Lago, além de prestar grande contribuição à Astronomia como pesquisadora, participou da criação de cursos de pós-graduação em Portugal e na União Europeia nessa área e atua como membro de vários comitês consultivos em campos correlatos. Coutinho é especialista em imunologia, com várias contribuições para a ciência na área, como pesquisador atuante em vários comitês e membro de academias de ciência, inclusive a brasileira.

O objetivo é de que a discussão contribua para ampliar a cooperação em ciência e tecnologia, em áreas consideradas estratégicas pelos dois lados.

 

Fonte:
CNPq



12/09/2011 16:13


Artigos Relacionados


Cúpula Brasil-União Europeia anuncia medidas em ciência e tecnologia

Dilma defende cooperação energética entre Brasil e União Europeia

Transp. Metropolitanos: Secretário participa de projeto de cooperação Brasil/União Européia

Brasil e União Europeia firmam parceria pelo programa Ciência sem Fronteiras

Brasil e União Europeia reforçam ações conjuntas na área de tecnologia da informação

Brasil e China avançam na cooperação em ciência e tecnologia