Seminário debate o futuro do Cerrado
O seminário "O Cerrado é a nossa casa" discutirá medidas de proteção desse que é o segundo maior bioma do país, que ocupa quase um quarto do território brasileiro e está presente em 11 estados. O evento é uma iniciativa do Programa Senado Verde e será realizado nesta terça-feira (29), a partir das 9h20, no auditório do Interlegis.
Os participantes do seminário devem discutir aspectos como a legislação que regulamenta as atividades no cerrado, a biodiversidade do bioma, o avanço do desmatamento e a necessidade de medidas de conservação. O seminário também tem como propósito homenagem a professora Jeanine Maria Felfili Fagg, da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB), falecida no dia 13 de julho, cuja produção científica em defesa do meio ambiente, em especial do cerrado, é reconhecida no país e internacionalmente.
Na ocasião, será lançada ainda a 2ª edição do concurso de fotografias do Legislativo 2009, também com o tema "O cerrado é a nossa casa". A premiação será dividida em três categorias: Mérito, Plástica e Fotomontagem. Trata-se de uma parceria entre Senado Verde, EcoCâmara, TCU Ecologicamente Correto e Sindilegis.
Programação
Para a abertura do evento estão previstas as presenças do presidente da Casa, José Sarney, do 1º secretário, Heráclito Fortes, da presidente de honra do Programa Senado Verde senadora Serys Slhessarenko (PT-MS), do presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho (PV-MA), e do diretor-geral, Haroldo Tajra.
A primeira mesa de debates do seminário, de 10h às 12h30, terá como temas a beleza e a paisagem do cerrado; a biodiversidade; o desmatamento e o monitoramento do bioma; e as mudanças ambientais globais.
A programação da tarde, com início às 14h30, está dividida em dois blocos. No primeiro, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e empresários falarão sobre ecologia e sustentabilidade; agricultura e meio ambiente no bioma cerrado; informações geográficas e suas aplicações na agricultura; e o agronegócio no cerrado.
A consultora legislativa Carmem Scavazzini abre o segundo bloco com a palestra Inclusão do Cerrado como patrimônio nacional, que terá a participação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
O evento será encerrado com show do músico Carlinhos Veiga, autor do CD Flor do Cerrado. Durante o seminário, haverá uma feira de artesanato e comidas típicas do cerrado e, no encerramento, será servido coquetel com produtos da região.
Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, o Programa Senado Verde promove a exposição Embrapa Cerrados, na Senado Galeria, localizada entre os Anexos 1 e 2 do Senado. O programa busca estimular iniciativas de boa gestão ambiental e encontrar soluções para reduzir o consumo de energia, água e papel.
28/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Mudanças Climáticas se reunirá para debater o futuro do cerrado
Seminário discute futuro de combustíveis fósseis
Rollemberg destaca debate da SBPC sobre o cerrado
Seminário discute o futuro da Previdência Social no Brasil
Seminário aborda futuro do trabalho doméstico no País
COMEÇA SEMINÁRIO QUE VAI DISCUTIR FUTURO DA ÁGUA NO PLANETA