Rollemberg destaca debate da SBPC sobre o cerrado
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em discurso nesta terça-feira (12), registrou a realização, nesta semana, da 63ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia, com o tema "Cerrado, Água, Alimento, Energia". Para ele, nada mais oportuno que discutir as potencialidades e a necessidade de proteção ao bioma no momento em que o Senado analisa o projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11).
Segundo Rollemberg, o cerrado ocupa 24% do território nacional e abriga um terço da biodiversidade brasileira, sendo é a savana mais diversa do mundo. Abriga mais de 12 mil espécies de plantas, das quais 4.400 endêmicas, capazes de sobreviver à estiagem e às mudanças bruscas de temperatura típicas da região
- Nos genes dessas plantas pode estar a solução para a agricultura do futuro - observou o senador.
Rollemberg comentou declaração de uma das diretoras da SBPC segundo a qual a comunidade científica não estaria sendo ouvida na elaboração do novo Código Florestal. Ele lembrou que a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que preside, já realizou cinco audiências públicas sobre o tema, inclusive com representantes da própria SBPC e da Academia Brasileira de Ciência (ABC).
Mais uma vez, o parlamentar destacou que o debate acerca do cerrado é extremamente apropriado, já que no bioma se produz alimentos e energia. Segundo Rollemberg, o cerrado é detentor de uma grande biodiversidade que deve ser usada com inteligência e sabedoria, em benefício da população brasileira e do desenvolvimento sustentável.
12/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rodrigo Rollemberg cobra proteção para o Cerrado
Rollemberg quer fim do desmatamento no cerrado e aumento da produtividade
Rodrigo Rollemberg ressalta importância do bioma Cerrado
Rollemberg registra Dia do Cerrado e pede mais unidades de conservação
Mudança em regra do Código Florestal pode ampliar desmatamento do cerrado, alerta Rollemberg
ARLINDO PORTO DESTACA IMPORTÂNCIA DA 52º REUNIÃO DA SBPC.